Tem como viciar no pod?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

De acordo com o Ministério da Saúde, toda e qualquer forma de nicotina causa dependência.

O truque para deixar de fumar utilizando cigarros eletrônicos é fazer as coisas devagar, sem pressa, no seu ritmo. Quanto mais rápido e mais precipitado for sua tentativa de tentar parar o uso, pior era o fracasso. E se houver qualquer recaída nesse período, todo processo precisará ser reiniciado.

Muito popular entre adolescentes e adultos jovens, o cigarro eletrônico pode causar lesões pulmonares graves e levar à dependência da nicotina. Além disso, pode provocar danos na mucosa oral, irritação da garganta e olhos, rinite, pneumonia e outras condições.

O cigarro eletrônico não vicia.
O cigarro eletrônico contém um cartucho que armazena nicotina líquida, água, substâncias aromatizantes e solventes, como glicerina e propilenoglicol.

Fumar um ou dois cigarros faz mal? Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo.

Cigarros eletrônicos causam dependência
Não é fácil deixar de usar cigarros eletrônicos porque, assim como os cigarros convencionais, eles contêm nicotina, substância que causa dependência. Algumas das versões eletrônicas têm sal de nicotina, que é ainda mais potente e viciante.

Pod descartável sem nicotina
Elas são indicadas para quem procura o uso recreativo do vape, como usar em festas ou encontros com os amigos e são opções mais saudáveis que não causam dependência.

Deixar o dispositivo na posição horizontal (deitado). Sempre que não estiver usando e for guarda-lo, deixe sempre na vertical (em pé).

Para entender quanto tempo dura um pod de 1500 puffs, vamos fazer o mesmo exercício: se você vaporar 150 vezes por dia, seu pod descartável não vai mais ter juice disponível após dez dias de uso. No geral, inclusive, um pod com 1500 puffs tem a duração de consumo aproximada de um maço de cigarros.

Cada tipo de fumo tem sua porcentagem de nicotina, e isso interfere da dependência. Quanto tempo demora para se viciar em cigarro? Cada organismo é único. Tem pessoas que vão começar fumando mais e outros menos; uns conseguem manter [uma média de] dois, três cigarros por dia e outros vão aumentando.

Nunca utilize o vape enquanto estiver carregando, além de ser perigoso o aparelho não estará com a máxima potência e sua sessão não terá o mesmo sabor.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os dispositivos eletrônicos não são seguros e possuem substâncias tóxicas além da nicotina. O cigarro eletrônico pode causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer.

O cigarro eletrônico sem nicotina ainda sim não é uma opção segura ou recomendável, já que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças respiratórias. Uma doença pulmonar cada vez mais comum por conta do consumo do vape é a Evali, encontrada pela primeira vez em 2019.

Você pode sentir tonturas assim que parar de fumar. Pode também achar difícil se concentrar. Esses sintomas estão relacionados ao aumento da quantidade de oxigênio que seu cérebro está recebendo agora, uma vez que não há mais a inalação do monóxido de carbono presente no cigarro.

Nikbar Zero Nic

O Nikbar Zero Nic, também conhecido como Pod System NikBar 1000 puffs, é um cigarro eletrônico descartável leve, prático e fácil de ser levado para qualquer lugar! Além disso, a grande novidade é que o Nikbar Zero Stig NÃO possui nicotina em sua concentração!

Dentre os diferentes tipos de cigarros eletrônicos (narguilé, e-tank, Juul, e-cigarrete, pods, vapes), qual é o menos danoso? Apesar de os diferentes tipos de produtos serem apelativos do ponto de vista comercial, nenhum deles mostra resultado de segurança à saúde respiratória e cardiovascular.

Em média, cada cigarro tem um pouco menos de 1 mg de nicotina. Uma vez que um “pod” tem 1,3 ml, nesta concentração de 5% temos 3 maços de cigarro em quantidade de nicotina.

Tabagismo leva 20 anos para desenvolver DPOC
Quando chegam nos pulmões, as inúmeras substâncias prejudiciais presentes na composição do cigarro promovem uma irritação dos brônquios. A partir daí, o organismo inicia um processo inflamatório no local.

De uma a duas semanas depois de parar com o cigarro, o pulmão irritado já consegue diminuir o número de células produtoras de muco, desbloqueando a passagem de ar e regulando a quantidade de saliva produzida, por exemplo.