Tem como uma pessoa tímida pode se tornar extrovertida?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os traços da personalidade podem ser moldados e adaptados ao ambiente, no entanto, é extremamente improvável que uma pessoa introvertida se torne repentinamente extrovertida e altamente sociável.

Mudar de introvertido para extrovertido pode ser extremamente difícil (ou até impossível), mas há coisas que os especialistas acreditam que você pode fazer para fazer mudanças reais e duradouras em aspectos de sua personalidade.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

Os acontecimentos negativos e/ou traumáticos na vida de uma criança, como conflitos familiares, experiências de humilhação ou bullying podem estar na origem deste transtorno. A Timidez e a Fobia Social estão também muito associadas a pessoas com problemas de auto-estima.

Olá, a timidez é uma característica de personalidade e é normal sim. Mas se você sente que prejudica a sua vida e atividades do dia a dia, sugiro que busque ajuda de um psicólogo.

Cumprimentar os outros é difí cil para Bonzo. Um encontro bemhumorado o ajuda a ver que falar com as pessoas não é tão difí cil assim. “Posso fazer tudo com a ajuda de Cristo, que me dá a força que preciso.” Filipenses 4:13.

Os 6 passos para ser mais extrovertido

  1. 1# NÃO ACHE QUE VOCÊ TEM UM DEFEITO. É muito comum considerar que ser introvertido é um defeito, mas não é. ...
  2. 2# LISTE AS SUAS QUALIDADES E DIFICULDADES. ...
  3. 3# APRENDA COM OS OUTROS. ...
  4. 4# SAIA DE CASA E ACEITE CONVITES. ...
  5. 5# SORRIA MAIS. ...
  6. 6# PRATIQUE A ESCUTA ATIVA.

Você não pode passar de um introvertido para um extrovertido e vice-versa. Mas essas pessoas estão se referindo a algo muito real que todos nós já experimentamos – crescer e mudar como pessoas. Embora não possamos mudar nosso temperamento, podemos mudar nossas personalidades.

Existem pessoas que podem ser tímidas e introvertidas também, uma vez que não são características excludentes. Dá para fazer um teste para descobrir.se a pessoa é um dos dois.

A timidez é definida por alguns manuais de psiquiatria como uma condição complexa, que abrange desde a sensação de desconforto até algum tipo de medo irracional quando nos vemos diante de certa situação de socialização. Alguns autores defendem que a timidez esteja inclusive ligada à origem de alguns ataques de pânico.

Os psicólogos dividem a timidez em dois tipos: a situacional e a crônica.

Mas aqui está a boa notícia: a timidez pode ser superada. Com tempo e esforço e um desejo de mudar, é possível dar um chega pra lá no medo. Se sua timidez é grave, você pode precisar de ajuda de um psicólogo, mas a maioria das pessoas pode superá-la sozinha.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

A timidez é tão forte que as impede de interagir, participar em situações sociais e interagir com os outros. Em vez de irem ficando mais à vontade progressivamente, vão ficando cada vez com mais medo, impedindo-as de fazer novos amigos ou experimentar coisas novas.

Preocupação intensa dias, semanas até meses antes de qualquer situação social; Medo extremo de ser julgado e criticado por outras pessoas, principalmente desconhecidas; Medo de que você vai fazer alguma coisa errada em público, causando humilhação; Receio de que as pessoas irão perceber que você está nervoso.

De acordo com o Psicólogo Natal Marsari, existem três tipos básicos de timidez: a timidez situacional, a timidez crônica e a timidez proposital.

Medo de não ser aceito
Esse é um dos principais pontos que podem desencadear em um comportamento tímido. A pessoa tem medo de não ser aceita pelo grupo, de falar alguma bobagem ou ter algum comportamento fora do padrão e, para não ser excluída, se retrai.

Flexibilize suas habilidades sociais.

  1. Fale com uma pessoa em uma festa. Pode parecer algo muito grande tentar falar com a festa toda, como alguém bem extrovertido faria. ...
  2. Busque outras pessoas de canto. Elas podem ser introvertidas, ou podem ser apenas tímidas. ...
  3. Aceite a sua vulnerabilidade. ...
  4. Planeje um pouco da conversa.

Os ambivertidos são "pessoas flexíveis que podem ser introvertidas ou extrovertidas, dependendo das condições sociais", observa o professor Mayer, de New Hampshire. Eles também podem ser comparados a pessoas bilíngues, que podem falar o "idioma" tanto dos introvertidos quanto dos extrovertidos.