Tem como uma pessoa perder o sotaque?

Perguntado por: acruz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Eliminar o sotaque é quase impossível. Mesmo depois de décadas falando uma língua que não é a sua, a grande maioria das pessoas ainda terá algum sotaque. Isso acontece porque o cérebro humano “aprende” ou “grava” os sons da pronúncia da língua materna quando somos crianças.

7 DICAS PARA NEUTRALIZAR O SOTAQUE!

  1. Decida se você deve mesmo neutralizar o sotaque. ...
  2. Verifique se o seu problema é morfológico. ...
  3. Ouça sua própria voz e dicção. ...
  4. Cante. ...
  5. Brinque com travas-língua. ...
  6. Converse com outras pessoas.
  7. Imite outros sotaques.

O único motivo pelo qual acreditamos não ter um sotaque, é porque não queremos nos caracterizar como parte da cultura em que vivemos, ou porque nossa mente já está acostumada com nossas entonações e mal percebe as peculiaridades em nossas falas, mas todos, todos nós, temos sotaque.

Enquanto algumas pessoas passam a utilizar esse mimetismo assim que têm contato com um sotaque diferente — às vezes sem nem precisar viajar —, outras podem levar mais tempo ou nem mudar o jeito de falar. Geralmente, esse é um fenômeno que acontece de maneira natural.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa Por Arquivo Geral 20/04/2010 6h12 Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

O sotaque do estado do Rio de Janeiro e algumas áreas do sul do Brasil é mais neutro. O sotaque da Capital do Rio de Janeiro, os cariocas, também nao é considerado padrão. O sotaque nordestino em geral também nao.

Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.

As influências históricas dizem muito sobre a formação de nossos sotaques, mas não explicam tudo. Algumas pronúncias variam de acordo com o nível de escolaridade, a classe social e até a velocidade da fala.

Escutar e imitar um falante nativo o ajudará a reter e reproduzir o sotaque — esse é considerado um dos jeitos mais rápidos e eficientes de aprender um idioma. Sempre que puder, assista a programas, ouça o rádio e músicas daquela região, baixe audiolivros no idioma alvo.

Conversar com um falante nativo é a melhor forma para você neutralizar seu sotaque! Com o HelloTalk, você pode conversar com falantes nativos de vários cantos do mundo via texto, mensagens de voz, chamadas de voz ou até chamadas de vídeo.

Quem não percebe que a produção oral de um estrangeiro falando português ou de um brasileiro que mora em outro estado é diferente e parece ter sons peculiares, cujas características nos chamam atenção? Essas características estão ligadas ao que leigos e linguistas chamam de sotaque.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

Depende se há uma migração muito grande pra essa cidade, de como é o contato entre as pessoas. Nós estamos vendo aqui no Distrito Federal seis décadas e estamos percebendo que agora, a partir da segunda geração, nós podemos dizer que Brasília já tem o seu modo de falar, seu sotaque”, esclarece Rosineide.

Afinal, Brasília tem ou não tem sotaque? Segundo a sociolinguista, professora da Universidade de Brasília (UnB) e brasiliense "com orgulho" Rosineide Magalhães, sim, a capital tem sotaque! E, diferentemente do que o senso comum classifica como neutralização, o processo ocorrido em nosso dialeto chama-se focalização.

As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. O português, como se sabe, imperou sobre os outros idiomas que chegaram por aqui, mas sofreu influências do holandês, do espanhol, do alemão, do italiano, entre outros.

O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.

Os sotaques mais inconfundíveis do País, segundo os brasileiros*

  • Catarinense - 2,6.
  • Pernambucano - 3,4.
  • Cearense - 4,2.
  • Paulista - 5,8.
  • Gaúcho - 6,9.
  • Mineiro - 7,4.
  • Baiano - 8,8.
  • Fluminense - 10.

O sotaque do carioca é considerado o sotaque oficial do Brasil - TV Senado.

Uma pesquisa recente realizada pela plataforma online de ensino de idiomas Preply revelou os sotaques mais charmosos do Brasil. O estudo contou com a participação de 700 pessoas de todas as regiões, que elegeram o sotaque mineiro o mais atrativo do país.

Terra geradora de grandes escritores da cultura literária clássica no Brasil, o Maranhão é apontado por estudiosos como o estado que fala o melhor português. A famigerada “Atenas brasileira” recebeu esse nome após a época dourada do cultivo de algodão, seguida por uma explosão cultural.

Vários estudos apontam o Maranhão como o local onde se fala mais correctamente a língua portuguesa, facto que terá que ver com a explosão cultural registada nesta região durante a época dourada do cultivo de algodão. É nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por “Atenas Brasileira”.