Tem como uma cobra sair da privada?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

'Tecnicamente é possível e são inúmeros os relatos de casos iguais', falou Sinelli. De acordo com o representante da Aeaarp, no entanto, há uma forma simples de prevenir: instalando uma válvula de retenção na saída da rede de esgoto.

Infelizmente a única maneira efetiva de evitar a subida desses animais é com a instalação dos bloqueadores. O bloqueador é uma espécie de anel, que só se abre quando a descarga é acionada. São eles que evitarão que os ratos saiam da tubulação do esgoto e entrem na residência.

Nessas situações, deve-se ligar para 193 e solicitar a presença de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar. Os bombeiros irão recolher o animal e devolvê-lo ao ambiente adequado, evitando perigo às pessoas.

'Tecnicamente é possível e são inúmeros os relatos de casos iguais', falou Sinelli. De acordo com o representante da Aeaarp, no entanto, há uma forma simples de prevenir: instalando uma válvula de retenção na saída da rede de esgoto. 'Essa válvula abre quando o esgoto está saindo e depois fecha.

Vedar frestas e buracos em paredes e assoalhos; Animais como galinhas e gansos, em geral afastam a serpentes das áreas mais próximas as habitações e se alimentam de aranhas e escorpiões; Evitar plantas como trepadeiras muito encostadas a casa, folhagens entrando pelo telhado ou mesmo pelo forro.

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.

6 dicas para evitar cobras no quintal

  1. Mantenha a grama aparada e livre-se de ervas daninhas que formem um mato alto onde as cobras possam se esconder.
  2. Tape buracos no solo.
  3. Evite o acúmulo de lixo ou entulho.
  4. Se tiver muro, mantenha-o sempre sem buracos ou fendas.
  5. Elimine ratos no seu pátio.
  6. Tenha um gato.

Quase todo lenço umedecido disponível no mercado é feito de material sintético. Só isso já seria suficiente para não jogá-lo no vaso sanitário, mas um outro bom motivo é que, na estrutura de esgoto brasileira, assim como o papel higiênico, ele tende a não fluir e as chances de entupimento são grandes.

Aposte nos bloqueadores de vaso sanitário para ratos: Essa forma é, certamente, a mais eficiente quando o assunto é evitar que os roedores subam pelo encanamento de esgoto da residência.

Se você já observou uma cobra por alguns minutos, conseguiu vê-la colocando a língua para fora, não é mesmo? Este ato serve para captar moléculas do ar, que são analisadas por um órgão chamado vomeronasal. Assim, elas podem dizer se há uma presa ou um predador por perto.

Ao colocar a língua para fora, elas captam o cheiro no ar e levam a mensagem até o cérebro através de dois buraquinhos no céu da boca, onde enfiam as pontas. Assim, sabem que tipo de animal esta por perto, mesmo quando o animal está atrás delas ou escondido na vegetação.

Em quase todas as cobras peçonhentas podemos encontrar uma depressão localizada entre cada olho e a narina, que é chamada de fosseta lacrimal, ou fosseta loreal. Esse órgão é especializado em sentir as variações da temperatura, o que permite à serpente saber se há a presença de outro animal.

Conforme explica o portal Punchngs, cobras podem entrar em vasos sanitários através de canos e fossas de conexão fora da casa ou por meio de janelas abertas, ralos, esgotos ou buracos nas paredes e, em seguida, rastejar e cair no recipiente.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.