Tem como um brasileiro estudar nos EUA?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

De acordo com um estudo do IEE e Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado americano de 2020/21, o Brasil é o oitavo país que mais envia estudantes aos Estados Unidos. O Hotcourses Brasil, inclusive, já conversou com vários brasileiros que estudaram ou estão estudando nos Estados Unidos.

O UNINTA USA é uma instituição genuinamente brasileira que acredita nos seus sonhos. Estude em um centro universitário moderno, reconhecido por sua inovação, e que desenvolve conteúdo digital de excelência para que você possa transformar o seu futuro hoje.

Universidade. O universitários não precisam ficar de fora dessa. Por isso, cursos de Graduação, Pós-Graduação, MBA, Cursos de Extensão, Mestrado e Doutorado estão disponíveis nos Estados Unido e em vários outros destinos. Porém, um dos pré-requisitos do programa é que o estudante tenha acima de 18 anos.

Estados Unidos
Algumas universidades que possuem o Enem como critério de admissão são: New York University. Northwestern University. Temple University.

Ao se candidatar a uma bolsa de estudos nos EUA, normalmente, o candidato precisa comprovar seu bom desempenho como estudante e atividades extras escolares. Além disso, são pedidas cartas de recomendação que comprovem suas atividades durante o período escolar.

No caso dos brasileiros, você vai precisar enviar o seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Algumas universidades aceitam, inclusive, a nota oficial no ENEM ou em algum vestibular. Para ter mais chances de admissão, você pode fazer um Bacharelado Internacional ou um programa preparatório internacional.

Sabemos que existem muitos boatos sobre esse assunto, uns dizem que é muito difícil, outros dizem que é muito fácil. Na verdade, isso vai depender de vários fatores. O agente consular vai levar em conta os seus vínculos com o Brasil, se você preenche os requisitos necessários e suas respostas na hora da entrevista.

Qual o valor do visto americano 2022 – O valor para realizar o pedido do Visto Americano B1/B2 (Turismo e Negócios) junto ao Consulado Americano está em 160 dólares americanos. Esse valor convertido para o real atualmente, 10 de Agosto de 2022, sai em R$848,00.

160 dólares

O valor da taxa para solicitar o visto de estudante nos EUA é de aproximadamente 160 dólares. Há também a taxa “SEVIS I-901”, que é uma espécie de sistema de dados que monitora os estudantes durante suas estadias no país.

No QS USA University Rankings, as universidades são avaliadas de acordo com 17 métricas divididas em quatro categorias. A famosa Harvard University manteve seu primeiro lugar no QS USA University Rankings 2021, a classificação anual da QS focada nas instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

Como funciona o ensino médio americano
Também chamado de High School, o ensino médio nos Estados Unidos é diferente do sistema brasileiro, principalmente na duração do tempo de estudo. Mas o tempo de estudo total é igual ao Brasil, ou seja, 12 anos na escola.

Via de regra, não há permissão governamental para que estudantes estrangeiros trabalhem enquanto estudam nos Estados Unidos. A única exceção é para o caso específico daqueles que possuem o visto de estudante da categoria F-1 (Academic Student) e que já estão matriculados em um curso acadêmico de ensino superior.

O ensino em todas as universidades nos Estados Unidos tem duração de 4 a 6 anos, dependendo do curso. O custo é alto, se comparado ao do Brasil e, até mesmo nas universidades públicas, o ensino universitário é todo pago. Existem várias universidades que oferecem bolsas de estudos e financiamentos educacionais.

Em primeiro lugar, os candidatos devem realizar os testes padronizados (como o ACT ou o SAT) e exames de proficiência em inglês (como o TOEFL ou IELTS) e enviar seus resultados à instituição. Além disso, é necessário enviar o currículo acadêmico, cartas de recomendação e essays (que são as redações) para análise.

Nos EUA, o College é o que é chamado no Brasil de “faculdade”, ou seja, uma instituição educacional ou parte de uma universidade que oferta cursos de graduação.