Tem como transferir carta de crédito contemplada?

Perguntado por: ureis . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Aqui, é importante esclarecer que tanto a cota contemplada quanto a não contemplada pode ser transferida.

Certidões; Documentos que comprovem a posse legal das garantias (caso sejam exigidas); Termo de transferência da cota (emitido pela administradora do consórcio). A transferência é concretizada na presença do comprador e vendedor da cota na sede da administradora.

A compra da carta de crédito contemplada é legal e está prevista na lei de consórcios. Ela pode ser feita desde que haja a anuência da administradora de consórcio. Mas, a aquisição é passível de golpes.

O participante que deseja passar o consórcio já contemplado fornece os dados do comprador interessado para a Administradora fazer uma avaliação de crédito. Geralmente, a ficha cadastral exige informações pessoais, financeiros e profissionais para dar seguimento a transferência.

Venda só pode ser finalizada com aprovação da administradora
Então guarde muito bem esta informação: a compra e venda de uma carta contemplada é uma negociação particular entre as partes, porém, a concretização da transferência de titularidade está sujeita a análise, aprovação e anuência da administradora de consórcio.

Isso significa que, há o risco de sua carta de crédito não ser capaz de comprar o bem desejado, caso o preço do bem suba mais do que o valor da aplicação. Ao mesmo tempo, se o valor da aplicação for superior ao valor do bem, será possível adquiri-lo e ainda ter dinheiro sobrando.

Um consórcio contemplado de imóvel tem um valor de mercado de 25% a 30% de ágio sobre o valor do crédito e em poucos dias você efetua a venda da carta obtendo um lucro superior a 151,41% sobre o total das prestações pagas.

Mas, afinal, como calcular o preço da carta contemplada? A convenção do mercado é efetuar o cálculo considerando a quantidade de parcelas pagas e o valor da carta. Há a cobrança de ágio de cerca de 30% sobre o valor total da carta.

A Circular n° 3.432, do BACEN, diz que o consorciado contemplado tem direito a receber o valor em dinheiro da sua carta de crédito desde que tenha quitado o saldo devedor da cota, e somente após 180 dias da contemplação.

É legal vender o consórcio em andamento? Sim, é legal. Além disso, as administradoras de consórcio permitem que a venda de cotas em andamento seja feita para evitar problemas com inadimplência, prejudicando a saúde financeira do grupo.

25) Posso comprar dois veículos com a mesma carta de crédito contemplada? R: Sim, mas os dois serão alienados em favor da administradora de consórcios.

Quanto tempo demora para liberação de carta de crédito? O tempo de liberação do crédito ocorre a partir de 7 dias, em geral. Entretanto, esse é o prazo mínimo. Alguns consórcios levam até 60 dias para liberar o crédito.

Não tem interesse em usar a carta de crédito contemplada? Uma possibilidade é vender o documento. Trata-se de uma transação prevista na Lei dos Consórcios, portanto, é totalmente legal.

Ao vender consórcio contemplado, você deve sempre ter em mente que o valor que você pode obter é baseado no status da sua cota (ativa ou cancelada), no valor que você pagou e no caso de cancelamento de cota, você também deve estar ciente a alocação para taxas de administração, % de seguro (do valor pago) e o percentual ...

Afinal, como transferir a carta de crédito? Se tratando do termo de transferência devem ser anexados os documentos do vendedor e do comprador, que são exigidos pela administradora e que podem variar de acordo com a situação atual do consórcio.

Quando um consorciado é contemplado, as parcelas dos outros membros do grupo podem aumentar, pois o valor da carta de crédito é dividido entre todos.

Risco de golpes

  • Quem teve a contemplação cancelada por falta de pagamento;
  • Integrantes de um grupo que não existe mais;
  • Pessoas que não foram contempladas;
  • Uso de carta de crédito falsificada, sem nenhum valor.

Em 70 parcelas sem juros, para comprar um imóvel no valor de R$ 150 mil, pelo sistema de consórcio, você poderá pagar R$ 1.735, 71 mensais.

UP Consórcio

O consórcio mais fácil de ser contemplado é o UP Consórcio. Com modalidades para imóveis, automóveis e serviços, essa empresa é conhecida por ter uma contemplação facilitada e ainda com preços bem menores.

Se você atrasar o pagamento das parcelas do seu consórcio, se tornando assim inadimplente, a Administradora irá depois de um certo tempo realizar o cancelamento da sua cota no grupo, para que assim outra pessoa possa regulariza-la.

Você não vai mais poder participar dos sorteios e nem mesmo ofertar lances. Vai também ter que arcar com o juros de mora de 1% ao mês e mais uma multa de 2% sobre as parcelas em atraso, e também você pode ser excluído do grupo, e só vai participar dos sorteios para receber o valor que você investiu de fundo comum.