Tem como tomar choque com a energia desligada?

Perguntado por: adorneles7 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os capacitores são responsáveis por armazenar eletricidade para ajudar na partida dos motores. Eles podem causar um choque, muitas vezes letal, mesmo quando a energia do circuito está desligada ou aparelho desconectado.

A explicação é a resistência do circuito e até a parte do corpo que foi exposta ao choque: se encostar um dedo em uma tomada, o choque é maior do que se o contato for com a mão, pois nesse último caso há uma maior dispersão.

Para o condutor de neutro provocar choque elétrico é necessário existir uma diferença de potencial elétrico considerável como por exemplo, entre fase e neutro. O cabo de Neutro provoca choque elétrico.

Ao passar a corrente elétrica pelos músculos, ocorre tanto uma contração quanto um congelamento e é por isso que a pessoa não consegue largar do condutor quando tomada por uma corrente elétrica. A corrente pode queimar o tecido e provocar mau funcionamento de um ou mais órgãos internos.

Daí, quando tocamos num terceiro objeto (que está neutro), como a maçaneta da porta, aquele excedente de elétrons é, literalmente, descarregado. E isso gera um campo elétrico que nos dá o leve choque (geralmente seguido por um susto).

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.

220V

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

Como evitar eletricidade estática

  1. Use tecidos naturais, como algodão. Evite esfregar seus dispositivos em tecidos sintéticos, como nylon ou poliéster.
  2. Se você estiver em ambientes fechados, use um umidificador.
  3. Hidrate a pele.

Acúmulo de cargas leva a fenômenos como carros que dão choque e cabelos arrepiados. Andar descalço, de preferência em chão não-calçado, ajuda a descarregar estática.

Isso pode acontecer por diferentes causas, como: perda sanguínea que faz com que o volume de sangue no corpo diminua; vasos sanguíneos muito dilatados, que não conseguem fazer com que o sangue circule. coração que não consegue bombear o sangue da forma correta.

De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. O que provoca um choque elétrico é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que proporciona um fluxo de corrente elétrica pelo corpo de uma pessoa.

Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque.

O neutro é um condutor fornecido pela concessionária de energia junto com a(s) fase(s) para o retorno da corrente elétrica, enquanto o “terra” é feito por uma haste metálica ligada a Terra (solo) e, o mais importante, NÃO DEVE haver corrente circulante por ele.

Um choque em uma tomada, por exemplo, pode ser leve e geralmente não há motivo para se preocupar.

Assim que a vítima for retirada da fonte da corrente, não dê água. A água pode afogar a pessoa desacordada, ou pode ir direto para os pulmões se o choque afetou órgãos internos. Deite a pessoa no chão, com espaço, e verifique a respiração. Se a pessoa estiver sem respiração, faça a ressuscitação cardiopulmonar.

Se a intensidade não for maior que 9 mA, o choque não apresenta graves problemas. Porém, se a corrente ultrapassa esse valor, as contrações musculares tornam-se cada vez mais fortes. Se a corrente chega ou ultrapassa 20 mA o perigo é muito maior mesmo que a vítima seja exposta por pouco tempo.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios.

Esta corrente elétrica escapa da resistência do chuveiro elétrico é muito baixa e não é capaz de vencer a resistência da pele humana que está intacta – por isso, não a sentimos na maioria das vezes.

Esse fenômeno físico é gerado também pelo atrito de tecidos sintéticos tais como (viscose, raion, nylon, acetato, poliester, acrílico, poliuretano, elastano, poliamida). Praticamente todo mundo já interagiu em algum momento com um corpo carregado de eletricidade.