Tem como tirar a obturação do dente?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

É possível realizar a remoção de amálgama dentária com a restauração da existente por uma resina composta que, além de ser branca e não afetar a estética, não compromete a saúde. O procedimento é simples, mas exige o acompanhamento de um profissional experiente para que não ocorra o vazamento de vapor do mercúrio.

No caso da restauração dental feita de resina, por exemplo, o tempo de duração pode ser de 3 a 10 anos. Já a restauração de porcelana diminui um pouco mais as chances de desgaste, prolongando o tratamento por até 13 anos.

Se um dente com restauração está doendo constantemente, o mais indicado é procurar seu dentista de confiança para fazer uma avaliação clínica e radiográfica para chegar a um diagnóstico.

Sim. A cárie pode surgir por baixo de uma restauração antiga ou haver uma infiltração entre o dente e a restauração. Nesses casos, será necessário limpar a cárie e substituir a restauração antiga.

A sensibilidade após uma obturação dentária é comum e geralmente desaparece com o tempo. No entanto, o paciente deve entrar em contato com seu dentista imediatamente ao sentir dor extrema ou se ocorrer desconforto e outros sintomas, como febre ou inflamação.

Molhe um pano limpo e macio com acetona e esfregue-o suavemente sobre a área com epóxi para iniciar a remoção. A madeira ou o concreto começará a absorver a acetona e o epóxi se soltará. Use sua faca, ou espátula, para raspar suave e lentamente a resina epóxi, tomando cuidado para não danificar a superfície.

Pisoclean Removedor de Resinas é mais uma super exclusividade. Remove com facilidade qualquer tipo de resina base solvente. Com seu baixo odor e baixa volatilidade, supera qualquer técnica de remoção já apresentada. Desmancha as resinas sem que as mesmas tenham tempo de voltar a secar.

As facetas de resina podem ser retiradas a qualquer momento. Como não exige o desgaste dos dentes, não há danos caso o paciente decida remover.

Geralmente, o problema costuma ser identificado ainda durante a consulta, já que o primeiro sinal de que algo está errado é sentir os dentes encostados ao fechar a boca. Quando isso não acontece, existem outros incômodos que podem sinalizar o erro no procedimento.

Obturação do dente: A obturação consiste no selamento do canal radicular, a raiz do dente, que fica dentro do osso. É diferente da restauração, que trata o problema na parte externa do dente.

Pigmentação de restaurações
Esta pigmentação acontece maior parte das vezes na interface entre a restauração e o dente. Para conferir que não passa apenas de pigmentação e que não há infiltração (cárie por baixo) da restauração dirija-se ao seu dentista.

Quanto custa 1 obturação de dente varia de acordo com o grau do problema, região do país em que você está, se é consultório odontológico franqueado ou particular, entre outros. Ou seja, não há um valor fixo, mas a média fica entre R $100 a R $250.

É normal sentir dores após o tratamento endodôntico? Não. Não é normal que isso aconteça. Porém, em alguns casos específicos, pode ser que venha a acometer uma certa porcentagem mínima de pacientes.

O primeiro passo do tratamento consiste na remoção do tecido cariado, com instrumentos de alta rotação (o famoso motorzinho do dentista). Após a remoção completa da cárie, é feita uma restauração na cavidade, com resina ou amálgama. Por fim, o dente será polido, dando o acabamento final do material restaurador.

Quando a cárie chega na área da raiz do dente, há um risco enorme e é comum que aconteça a perda do dente. Isso se deve ao fato de que para o dentista fazer a restauração dental, o mesmo necessita do acesso a toda a cavidade do dente (atingindo tanto os limites superiores quanto inferiores da cárie).

Quais são os sinais de dente morto?

  1. escurecimento dental;
  2. dor de dente;
  3. aparecimento de pus na região;
  4. mau hálito;
  5. inchaço no rosto.

Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.