Tem como terminar Direito em 3 anos?

Perguntado por: areal . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Como posso terminar a faculdade antes do prazo estabelecido, por exemplo fazer direito em 3 anos ao invés de 5? Não pode. A faculdade tem um esquema chamado de créditos onde cada disciplina vale um ou dois e aí vc tem um limite por período (ou semestre, se preferir) para se inscrever.

Dependendo do seu dia a dia, flexibilidade, rotina e capacidade de gerenciar várias cadeiras, pode ser possível se formar em um prazo um pouco menor. Apesar de não ser uma tarefa impossível, é pouco provável que você consiga concluir seus estudos em menos que cinco anos, especialmente se você trabalhar.

Existem vários tipos, com duração entre 6 meses e 4 anos. Parece muito para quem já concluiu uma graduação de 5 anos, mas o mercado é bastante promissor para algumas áreas de atuação específica do profissional de Direito, como a tributária e a trabalhista.

A possibilidade existe, e isso por conta de diversos contextos, seja aproveitamento, encaixe de disciplinas etc., porém a Instituição deve estabelecer um limite para cada curso e cada caso específico. O ideal é que você converse com a coordenação do seu curso e com o atendimento da Instituição.

cinco anos

Como vimos, a duração do curso de Direito é de cinco anos, ou dez semestres. É um dos cursos superiores que leva mais tempo para ser concluído (somente o de Medicina tem maior duração, de seis anos).

Cada faculdade pode fazer as suas próprias regras. Assim, procure se informar sobre a existência de um documento que consolide as normas da instituição de ensino, como um manual do aluno ou o regimento interno da faculdade e verifique se a possibilidade de adiantamento do curso já foi prevista.

Uma boa estratégia é "puxar" as disciplinas, digamos, não essenciais para sua formação (que estão no currículo para "encher linguiça"), e fazê-las no menor tempo possível e cursar as matérias "importantes" em semestres mais tranquilos para absorver melhor o conteúdo.

Atualmente, a faculdade mais curta é do tipo tecnólogo. O tecnólogo é uma modalidade de curso de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. A diferença é que esse tipo de graduação oferece uma formação mais especializada, focada em determinada área do mercado de trabalho.

A dificuldade da faculdade de Direito depende muito se o seu perfil se encaixa no curso. Exemplo, se você não gosta de ler, mas quer fazer Direito, as dificuldades serão maiores. Dedicação e empenho são as palavras-chave para quem deseja ser um bom profissional e atuar na área.

Se liga nas 8 opções pra sua carreira!

  • 1 Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  • 2 Comércio Exterior.
  • 3 Design de Interiores.
  • 4 Gastronomia.
  • 5 Gestão Ambiental.
  • 6 Logística.
  • 7 Processos Gerenciais.
  • 8 Marketing Digital.

O curso superior de 2 anos é chamado de tecnólogo, e têm as mesmas oportunidades no mercado de trabalho que o curso em bacharel e licenciatura proporcionam, além de possibilitar que o aluno se especialize em pós-graduação.

Medicina é a graduação mais longa entre todos os cursos superiores aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil. São necessários pelos menos seis anos de estudos para se tornar um médico.

Ou seja, o curso de Direito EAD foi permitido como medida emergencial durante a pandemia. Hoje em dia, a autorização segue em negociação.

Pois saiba que, desde 2021, já é permitido, legalmente, oferecer graduação em Direito EAD! A busca pela aprovação do MEC (Ministério da Educação) na modalidade EAD para o curso de Direito é uma história longa, que começou em 2012.

A graduação em Direito, infelizmente, não é autorizada na modalidade EAD. Portanto, não é possível dizermos como funcionaria, apenas imaginar. Provavelmente, parte das aulas seriam online, mas com atividades presenciais ainda obrigatória — já que o aprendizado prático é uma das principais preocupações da OAB.

Em síntese, você precisa apresentar o histórico escolar à atual faculdade. A partir daí, a secretaria de graduação analisa as disciplinas semelhantes. Nesse sentido, você precisa ter sido aprovado e ter apresentado frequência escolar a partir de 75% na disciplina que eventualmente será eliminada.

O tempo máximo de integralização do curso de graduação é de 50% acima do seu tempo de integralização mínimo. Ou seja, se você está estudando em um curso previsto para durar 3 anos, precisa terminá-lo em até 4,5 anos.