Tem como ter duas madrinhas de batismo?

Perguntado por: iourique . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha. Mas não são aceitas duas madrinhas ou dois padrinhos.

Por outro lado, os padrinhos de Consagração auxiliam na religião e na proteção da criança. Quantos padrinhos de batismo podem ter na igreja católica? De acordo com o Código de Direito Canônico, através do Cânon 872, pode existir apenas um padrinho e uma madrinha de batismo.

Os padrinhos são testemunhas que, pelo exemplo da sua vida cristã, são referência para a vida cristã das crianças. Não é obrigatório ter padrinhos. Mas se os houver, haja um só padrinho e uma madrinha. A criança não pode ter dois padrinhos ou duas madrinhas.

A Madrinha de Batismo é aquela responsável por levar a criança até a pia batismal e guiá-la na sua vida pessoal e religiosa. Já a Madrinha de Consagração tem um dever muito mais direcionado a religião e proteção espiritual da criança. Ser madrinha de consagração não é, portanto, ser madrinha de crisma.

Sim, desde que não sejam os próprios pais é possível até mesmo chamar irmãos, tios, primos, cunhados e etc para apadrinharem a criança.

É fundamental que os padrinhos sejam católicos. Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Quantos padrinhos de casamento você pode ter:
Agora sim! Vamos falar sobre o número ideal de padrinhos para o seu casamento. A etiqueta de um casamento tradicional sugere que sejam 5 casais para cada lado, no entanto, não existe um limite para o seu casamento, afinal quem faz as regras dele é você.

Não é muito comum, nem muito necessário. Mas, é indicado, para que, quanto mais pessoas participarem da educação espiritual da criança, melhor! Mas, um adendo deve ser feito, você poderá escolher a mesma pessoa para ser madrinha de consagração e batismo.

EXPRESSÕES Madrinha de apresentação : mulher que leva no colo a criança a ser batizada, de um local até à igreja, para entregá-la à madrinha; madrinha de carregação.

E como não é sacramento, não há as mesmas regras rígidas do batismo. Portanto, a mulher ou homem que aceitarem ser padrinhos de consagração, assumem por devoção, os cuidados espirituais dessa criança, entretanto não é exigido dela os mesmos critérios que se exige das madrinhas de batismo.

Podes ter quantos quiseres mas no livro só podem assinar 1 padrinho e uma madrinha.

Cabe aos padrinhos, tanto quanto possível, acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança (cf. cân. 872). Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha; podendo-se também admitir apenas um padrinho ou uma madrinha (cân.

O casal deve levar obrigatoriamente 02 testemunhas no dia de marcar o casamento civil e, no mínimo, 04 testemunhas no dia da cerimônia civil . Além disso, é necessário que as testemunhas sejam maiores de idade, e não podem ser pai ou mãe de qualquer um dos noivos.

Simboliza a ajuda que a Igreja deve fornecer ao seu novo membro para encontrar a sua própria luz no mundo. Durante a cerimônia, a madrinha carrega a criança e o padrinho fica ao seu lado. Depois da benção, o padrinho oferece simbolicamente uma vela acesa à criança.

Apesar de não haver uma restrição referente a isso, observando a maioria dos batizados e sabendo que aquele momento é o momento que você está entregando a vida do seu filho para Deus, o mais aconselhável é o uso de cores neutras e até mesmo em tons bem claros.

Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.