Tem como sacar o Fundo de Garantia Mesmo trabalhando?

Perguntado por: rmaciel8 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

É possível retirar o FGTS mesmo que o profissional ainda esteja trabalhando de carteira assinada, nos casos onde se necessita de recursos extras. Assim, existem alternativas para saque em situações de urgência financeira, mas também momentos como o saque-aniversário, onde o destino do dinheiro não está pré-definido.

É necessário também que o valor de cada saque a ser antecipado seja igual ou maior que R$200,00. Se você já é correntista da CAIXA, simule agora mesmo pelo Internet Banking CAIXA ou App CAIXA: opção CRÉDITO > ANTECIPAÇÃO SAQUE ANIVERSÁRIO > SIMULAR E CONTRATAR. Se você não é correntista, pode simular no App FGTS.

Caso o correntista não se manifestar, não terá o valor depositado. Para os trabalhadores que não tem conta na Caixa, o valor estará disponível para saque até o prazo final. Caso não retirarem, ele retorna automaticamente para a conta, sem prejuízo da rentabilidade no período.

Trabalhador demitido que aderiu ao saque-aniversário deve ter direito a sacar o FGTS.

Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.

Como funciona a antecipação?

  1. Facilidade. Baixe o app da CAIXA e faça adesão ao saque-aniversário do FGTS.
  2. Segurança. Autorize o banco a consultar seu saldo de FGTS.
  3. Planejamento. Simule seu resgate na hora para contratar o serviço.
  4. Agilidade. Receba seu dinheiro em até 1 dia útil nasuaconta.

O empregado não pode sacar o FGTS quando for dispensado por justa causa ou quando pedir demissão. No segundo caso, o FGTS continua depositado, correndo juros e aguardando para ser retirado. De acordo com a lei, o empregado poderá sacar em caso de aposentadoria, compra de casa financiada pelo governo.

Quem pede demissão recebe: saldo de salário até o dia do mês em que trabalhou; férias vencidas (se houver) e férias proporcionais, ambas acrescidas de um terço de seus valores; 13º salário proporcional.

Na contratação da operação, caso o cliente opte por antecipar todo o valor disponível de qualquer um dos saques aniversário antecipados, o bloqueio do saldo de FGTS será total, considerando que a base de cálculo para crédito teve por base todo o saldo disponível em conta FGTS.

O empréstimo com antecipação do FGTS é uma modalidade de crédito para quem tem dinheiro no Fundo de Garantia e aderiu ao Saque-Aniversário. Com ele, você pode antecipar 7 anos do saldo do FGTS liberado pelo governo no mês do seu aniversário, e usá-lo como quiser.

Você pode solicitar a antecipação quantas vezes quiser, desde que ainda tenha saldo suficiente para cobrir os custos de contratos de até 10 anos.

Hoje, quem adere ao saque-aniversário recebe só a multa rescisória de 40% paga pelo empregador, caso seja desligado da empresa. O dinheiro depositado pelo patrão mês a mês fica retido.

Não faz sentido, por exemplo, optar pela modalidade Saque-Aniversário se o trabalhador recebeu sinais de que será demitido em breve, ou se a empresa ou mercado no qual está passa por um momento difícil. Mas se o trabalhador quer ou precisa de um complemento anual na sua renda, o Saque-Aniversário é opção mais adequada.

Sim! Você tem direito ao seguro-desemprego mesmo que opte pelo saque aniversário do FGTS.