Tem como saber se o óvulo foi fecundado?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil; Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil; Cansaço e sonolência excessiva; Seios inchados e doloridos.

O zigoto entra no útero dentro de três a cinco dias. Uma vez dentro do útero, as células continuam a dividir-se e convertem-se em uma esfera oca denominada blastocisto. O blastocisto se implanta na parede do útero aproximadamente seis dias após a fertilização.

Pode ocorrer fecundação no mesmo dia da relação? Sim! Sabe-se que o espermatozoide pode chegar às trompas cerca de 90 segundos após a ejaculação. Nesse sentido, se a mulher tiver ovulado naquele dia, a fecundação, ou seja, o encontro dos gametas ocorre imediatamente.

A forma mais comum de saber quando ocorreu a concepção é por meio da data da última menstruação. A fertilização, em geral, acontece duas semanas após o primeiro dia do sangramento.

O exame de gravidez pode ser feito no primeiro dia de atraso na menstruação ou 10 dias após a fecundação. O hCG pode começar a ser produzido já no 5º dia da gestação.

Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais. Logo na primeira semana, podem surgir as náuseas e os vômitos.

Seios inchados e sensíveis; Fadiga; Breve perda sanguínea (escape menstrual), aproximadamente entre o 7º e o 9º dia. Esse é um grande indicativo de que a implantação foi bem-sucedida.

Sangramento, cólica e febre
O sangramento depois da implantação é ralo e escuro, ocorre por dois ou três dias, entre dez e 14 dias após a fecundação. As cólicas podem se manifestar até o embrião se instalar no endométrio. Esse movimento causa o desconforto na região abdominal.

Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Se a paciente fizer um ultrassom logo após ter ovulado, ou na fase lútea do ciclo menstrual, é possível que o médico consiga ver o corpo lúteo. Porém, esta não é a única forma de documentar que houve ovulação e a realização de ultrassonografia para este fim não é obrigatória.

O óvulo sobrevive, em média, 24 horas, esperando ser fecundado por um espermatozóide. Se o óvulo for fecundado, ele percorre a tuba uterina e chega ao útero. Quando não acontece a fecundação, o óvulo é absorvido pelo nosso organismo.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

Por fim, existe a fase lútea, que tem início depois da ovulação, que é quando o folículo se transforma em um corpo-lúteo. A fase lútea encerra o ciclo menstrual, e quando não ocorre a fecundação, o endométrio descama, eliminando o tecido na menstruação.

Chamamos de nidação o processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero. Esse processo pode causar um pequeno sangramento, o corrimento marrom, que é um indicador de gravidez e possui determinadas diferenças com a menstruação e o escape.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Você pode fazer um teste de gravidez cerca de duas semanas após sua última relação sexual desprotegida, embora esperar mais alguns dias ajude a melhorar a precisão dos resultados.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Com pelo menos 1 dia de atraso na menstruação, ou seja, cerca de 15 dias após a ovulação, é um prazo mais garantido para fazer o teste de gravidez e ter um resultado confiável.