Tem como saber se está grávida com exame de toque?

Perguntado por: egoncalves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Então, apesar de poder observar algumas alterações próprias da gravidez durante o exame vaginal, o ginecologista não pode dizer com certeza se você está grávida ou não pelo toque.

O útero na gravidez: as primeiras 8 semanas
O útero começa imediatamente a crescer e a reorganizar-se, sendo que ao final das primeiras oito semanas de gestação, ele já possui normalmente o tamanho de uma laranja, mesmo ainda sendo imperceptível externamente no corpo da mulher.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Já quando o colo está aberto e macio, provavelmente estamos em nosso período menstrual, permitindo a saída do fluxo. Podemos também estar ovulando, quando produzimos um muco cervical, que facilita a entrada do espermatozóide, e consequentemente a fecundação.

Um tipo de muco cervical que também é possível ter na gravidez é o muco tipo catarro. Este aparece em baixa quantidade, mas é possível perceber ao se limpar com o papel higiênico após fazer xixi. Este muco é causado por aumento de estrogênio e será observado em qualquer fase da gestação.

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante. Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

Olá, após a fecundação o colo do útero fica aberto ou fechado, e permanece nesta situação por quantos dias.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

O principal sinal da suspeita de gravidez é sempre o atraso menstrual mesmo. Deverá haver a ausência da menstruação após um período de pelo menos 30 dias do inicio da última menstruação quando então um teste de gravidez na urina ou no sangue poderá ser realizado para saber se está grávida ou não.

Fica mais dilatado durante a menstruação
Além de ficar mais aberto, na fase fértil, ele fica mais profundo e mole. Já durante a menstruação, ele fica mais firme, igual a ponta do nariz, e baixo para permitir que o sangue flua.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina. Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado. É como encontrar a parede final da vagina.