Tem como saber a paternidade pelo tipo de sangue?

Perguntado por: ooliveira3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O genótipo é AA ou AO. Da mesma forma, alguém com sangue tipo B pode ter um genótipo de BB ou BO. Infelizmente, esse tipo de teste é limitado nas informações que pode fornecer sobre os pais de uma criança. Não pode confirmar uma relação biológica como a paternidade.

É perfeitamente normal que um bebê não tenha o tipo de sangue dos seus pais. As leis da genética não operam de forma mecânica. Na transmissão do grupo sanguíneo e do Rh operam várias variáveis. É necessário conhecê-las e examiná-las.

Exame de DNA
A coleta do DNA pode ser feita após o nascimento do bebê, que terá o seu material genético comparado com o do possível pai, via fios de cabelo ou saliva, por exemplo. A forma mais simples de saber quem é o pai do bebê é calculando datas, mas muitos casos se resolvem facilmente depois do nascimento.

O filho herda o sangue do pai ou da mãe? O tipo de sangue é determinado na concepção, pela combinação genética entre o sangue da mãe e do pai, a criança herda sempre uma parte de cada um deles.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Iremos responder essa pergunta logo no início: sim, é possível. Assim como nos exames corriqueiros, é necessário coletar a amostra da mãe, do suposto pai e da “criança” (líquido amniótico ou vilo corial), que só pode ser coletada por um ginecologista.

De acordo com o geneticista, metade dos genes herdados é da mãe e a outra parte do pai, por isso sempre os filhos terão algo dos dois. "Quando não se parece com nenhum dos dois, é possível que tenha características físicas que são justamente a mistura dos genes do casal", explica Salmo.

Entre as opções disponíveis está o exame de paternidade pré-natal não invasivo; o médico coletará uma amostra de seu sangue; para que o DNA do bebê seja detectado, a gestação deve passar da oitava semana. Converse com um médico sobre essa opção. O exame tem uma taxa de precisão de 99.9%.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

Sendo a mãe e o pai O+ os filhos necessariamente serão O+ ou O-, nunca A.

Pais O+ e A+
Filhos de pais com tipo sanguíneo O e A podem ter os dois tipos sanguíneos, podem tanto nascer com tipo sanguíneo O, quanto com o tipo sanguíneo A. Existem duas composições genéticas possíveis para o sangue tipo A, uma em que existem apenas genes dominantes e outra em que existe também um gene recessivo.

O kit de paternidade anônima é fácil de utilizar e a coleta é realizada por você mesmo, através de amostras de mucosa bucal do filho e do suposto pai. Depois basta enviá-las ao laboratório, de forma anônima, para a realização da análise de DNA.

Os preços podem variar em cada laboratório, e em média custam à partir de 500 reais com opções de parcelamento em alguns casos. Procure a opção que melhor atenda suas necessidades de custos, qualidade e confiabilidade.

Métodos com comprovação científica

  1. Ter relações 2 a 4 dias antes da ovulação. ...
  2. Aumentar o consumo de cálcio. ...
  3. Ter relações 1 a 3 dias antes do dia de pico. ...
  4. Usar a tabela chinesa. ...
  5. Ter orgasmo ao mesmo tempo ou depois do parceiro. ...
  6. Ficar por baixo do parceiro na hora do sexo.