Tem como reviver o Dodô?

Perguntado por: ubarbosa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 9 votos

A Colossal ainda não conseguiu trazer nenhum animal da extinção e trazer o dodô pode não ser possível. É difícil prever quantas modificações precisarão ser feitas no DNA do pombo para transformá-lo na ave extinta, podem ser cem ou até mesmo mil genes que precisam ser mudados.

Foi descoberto em 1598 por navegadores holandeses, e totalmente exterminado menos de cem anos mais tarde. A ave era caçada para servir de alimento para os marinheiros, e depois sofreu com o desmatamento e introdução de animais exóticos. Essa trágica história tornou o dodô um verdadeiro ícone da extinção.

1662 a 1690

Extinto por volta de 1662 a 1690, o pássaro dodô (Raphus cucullatus) parecia um grande pombo, mas não voava.

Pesquisadores da Austrália e dos EUA estão embarcando em um projeto multimilionário para trazer de volta o extinto tilacino(Thylacinus cynocephalus), também conhecido como tigre-da-tasmânia ou lobo-da-tasmânia.

Mas a ação mais cruel foi a dos holandeses, que colonizaram o lugar a partir de 1598. Com a pouca alimentação nos navios, os marinheiros desembarcavam famintos e logo elegeram o dócil – e saboroso – dodô como seu prato preferido. “As aves foram mortas aos milhares, até mesmo a pauladas”, diz Manuel.

O mamute lanoso - extintos há 4.000 anos - e o tilacino (lobo da Tasmânia) já estão no catálogo de animais que eles querem ressuscitar.

Apesar de no mundo real ser possível estudar DNA encontrado em fósseis, reviver dinossauros como na história não é provável. “Estudos recentes mostraram que, a cada 521 anos, o DNA perde metade da sua informação. Isto é, metade da sua sequência de nucleotídeos é degradada.

Rinoceronte negro do oeste africano (Diceros bicornis)
Esta espécie de rinoceronte é nativa do continente africano e foi extinto recentemente. O registro da morte do último exemplar consta no ano de 2011.

Dodô é morto após cair em armação de Tony e Preta se desespera.

Suas penas variavam entre as cores branca, cinza e preto. Possuía o bico longo e curvado na ponta, adaptado para sua alimentação que era composta principalmente de peixes, sementes e frutas.

avestruz

Se você pensou que é o avestruz, acertou: um avestruz macho pode medir 2 metros e 70 centímetros! Isso é o que nos disse o Professor Marcos Rodrigues, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Ele também nos falou que o avestruz pode pesar 135 quilos, e que os ovos que a fêmea põe pesam até 1,5 quilos!

O pombo-de-nicobar vive em uma ilha do oceano Índico.

Entre eles, a recriação do megalodon em laboratório. Segundo o suposto cidadão de 2236, os cientistas já descobriram neste ano como trazer de volta o maior tubarão que já existiu nos oceanos. No entanto, ele deve ganhar vida apenas em 2023.

No último meio bilhão de anos, a vida na Terra foi quase extinta cinco vezes - por eventos como a mudança climática, a intensa era do gelo, os vulcões e aquela rocha espacial que atingiu o Golfo do México há 65 milhões de anos, devastando os dinossauros e um grupo de outras espécies.

Os pesquisadores estão cientes dos desafios, já que é impossível recriar um animal, exatamente como ele era há 10 mil anos, nos moldes atuais. Porém, com ferramentas que permitem a edição de DNA, os cientistas podem inserir algumas características comuns dos mamutes em elefantes modernos.

Continuar lendo Tinha Dodô no Brasil?