Tem como regular a embreagem?

Perguntado por: gribeiro6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A embreagem é um elemento que varia muito de acordo com o modelo e da fabricante do automóvel. Algumas optam por manter a embreagem alta, outras preferem que o acionamento fique no nível mais baixo do pedal. Infelizmente, é preciso ter em mente que nem sempre é possível fazer regular embreagem.

Pedal de embreagem barulhento
A culpa geralmente vem do rolamento, que pode estar nas últimas. Porém a causa também pode estar no desgaste do kit da embreagem como um todo. O ideal é levar logo o carro à oficina pois o problema pode atingir a caixa de câmbio.

E, a resposta é que pode durar 10 mil ou 100 mil quilômetros. Porque a durabilidade depende de diversos fatores: a começar de onde o carro circula, na estrada, onde pouco se passa marcha ou no trânsito congestionado, onde o motorista aperta o pedal da embreagem toda hora.

O pedal da embreagem tem de estar na mesma altura do freio. Pedal alto significa descompensação no cabo da embreagem. Neste caso, é necessária menos força para o arranque e até o dobro de força para a troca de marcha.

Como qualquer sistema hidráulico que funciona sob pressão, vedações podem romper e aos poucos o pedal da embreagem começa a baixar, diminuindo seu curso. Isso ocorre por conta de vazamentos no sistema que comanda o conjunto de embreagem.

Neste tipo de situação, o mais comum é que haja algum problema no cabo da embreagem. O desgaste e a falta de lubrificação são grandes vilões para essa peça, podendo causar sua quebra. Por isso, muitas vezes, a substituição do cabo pode ser suficiente.

Um dos principais sintomas de embreagem com problema é a alteração no curso do sistema. O motorista pode perceber isso quando estiver engatado, saindo com o veículo, e perceber que o carro somente se movimenta com o pedal muito elevado, quase na hora de tirar o pé, indicando desgaste de peças.

Ruído de algo arranhando – Quando você faz a troca de marchas e, mesmo pisando fundo no pedal da embreagem, ouve aquele ruído de ferro com ferro, é sinal de que o conjunto não está abrindo o suficiente para parar o câmbio. Pedal duro – Você pisa no pedal da embreagem e ele está pesado, duro.

É muito fácil: se o problema acontece logo que você pisa na embreagem, é sinal de que existe uma folga no virabrequim que envia uma informação errada para o atuador de marcha lenta, causando a aceleração oscilante.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Posição dos Pés
Além disso, apoiar o pé esquerdo acarreta um menor esforço feito com as mãos. Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.

Uma dica legal é ficar de olho no farol oposto: quando ele já estiver fechando, é hora de procurar o ponto da embreagem e deixar ele lá, com o pé no freio. Quando o sinal abrir, você já vai estar pronto!

Sem a embreagem é impossível engatar a marcha
Verdade. Se você não pisar no pedal esquerdo ao realizar a troca da marcha, a ação não será executada. Além disso, há ainda o comprometimento das engrenagens – como o desgaste ou até mesmo a quebra.

Pise fundo na embreagem. Engate a primeira marcha. Solte a embreagem bem devagarzinho até sentir o carro começar a tremer. Esse é o ponto!