Tem como recuperar um dente podre?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Sim, é possível recuperar um dente podre, mas tudo isso vai depender do olhar profissional do odontologista. "É importante avaliar o caso com um dentista a possibilidade da recuperação deste dente, seja com tratamento de canal, associado a pinos intra-radiculares e coroas.

O valor restauração de dente varia de acordo com o caso do paciente, material utilizado e número de dentes a serem tratados. No entanto, o preço médio da restauração dentária é de R$ 100,00 a R$ 300,00 por dente.

O motivo por trás disso é a ação das bactérias presentes na nossa boca, que se apropriam de restos de alimentos deixados nela e os transformam em ácidos. Ou seja: a presença da cárie provoca mau hálito devido a fermentação dessas bactérias.

Relação cárie e mau hálito
“Quando ocorre a cárie, o mau hálito pode acontecer por causa da quantidade de bactéria e restos alimentares e da fermentação dessas bactérias”, esclarece a profissional. Além do mau hálito, a cárie pode apresentar outros sintomas, desde dor até a quebra do dente acometido.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não há um dente específico perigoso para extração, mas dentes mal posicionados podem representar um risco de fratura mandibular. Nesses casos, o dentista realizará a extração em um centro cirúrgico.

Normalmente, quando o nervo do dente fica morto, existe um escurecimento do dente que está sofrendo esse problema. “Mas esse elemento também pode ficar dolorido ao toque e até mesmo surgir uma fístula na gengiva na direção do dente”, explica Claudio. Nesse segundo caso, ocorre também a saída de pus.

Quando estamos nos referindo a recomposição de faces comprometidas de um elemento dental, utilizamos a expressão restauração. Já a obturação, por sua vez, está de fato apenas fechando hermeticamente aquele espaço do interior do elemento dental.

No caso da restauração dental feita de resina, por exemplo, o tempo de duração pode ser de 3 a 10 anos. Já a restauração de porcelana diminui um pouco mais as chances de desgaste, prolongando o tratamento por até 13 anos.

A restauração e obturação no dente são processos que consistem na remoção dos tecidos lesionados. Normalmente, essa etapa é precedida por uma anestesia local, para aliviar qualquer possível dor que paciente venha a sentir e dar maior liberdade para o profissional realizar o seu trabalho.

Manter uma rotina de escovação, por exemplo, é um dos cuidados necessários para prevenir esse problema bucal. Nesse caso, o uso de alguns produtos de higiene bucal, como fio dental e enxaguante bucal, são fundamentais.

Essas causas são muito fáceis de resolver: uso do fio dental, eliminação da saburra lingual e uma boa escovação.

Pode parecer uma coisa banal, mas, além de ser extremamente dolorosa, a infecção dentária não tratada pode levar a um quadro grave de saúde e até matar em alguns casos.

A cárie na verdade é um processo de desmineralização decorrente de uma diminuição do PH da boca. Essa diminuição se dá pela ação de bactérias cariogênicas, que podem sim ser transmitidas por contato, como o beijo.

Você pode até duvidar, mas o cheiro desagradável no fio dental após o uso é mais comum do que se imagina. Isso porque o acessório ajuda a remover a placa bacteriana entre os dentes que, por sua vez, quando removida pode resultar no odor.

Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração. Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior.

Não é indicado iniciar um tratamento ortodôntico em condições de saúde bucal deficiente. Você precisa estar com a gengiva saudável e com os dentes íntegros ou restaurados.