Tem como reabrir as epífises?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Para alongar a extremidade é necessário apertar diariamente algumas presilhas no fixador externo, seguindo o mesmo princípio da correção utilizada nos aparelhos dentários. Teoricamente é possível alongar a extremidade o quanto se achar necessário, na velocidade de 1 mm por dia (10 cm levam 100 dias).

O que avança a Idade óssea em uma criança com puberdade precoce são os hormônios sexuais, principalmente o estrogênio.

A epífise corresponde às áreas dilatadas (uma inferior e uma superior) na extremidade dos ossos longos, sendo a zona responsável pela articulação com as estruturas ósseas adjacentes.

A única forma de ganhar alguns centímetros a mais de altura na idade adulta é recorrer a um procedimento extremo chamado alongamento ósseo.

A resposta é: biologicamente, não é possível crescer depois de adulto. Quando chegamos aos 18 anos, nosso corpo chega no fim do período natural de crescimento.

A idade óssea é considerada atrasada quando há uma diferença de 1,5 a 2 anos em relação à idade cronológica.

Deve começar consultando um médico de família ou pediatra, para saber quanto tempo ainda se vai crescer é necessário fazer um exame de idade óssea, através de uma radiografia de mãos e punhos.

O exame de raio X de idade óssea é importante para ver se ainda há espaço de crescimento entre os ossos. Outras informações como altura dos seus pais e as suas alturas anteriores também ajudam nessa avaliação, assim como dados do seu histórico de saúde.

Se a idade óssea divergir em mais de 1,5 ou 2 anos da idade cronológica, há a possibilidade de algum problema de saúde estar interferindo no desenvolvimento da criança, fazendo-se necessária uma avaliação com o médico Endocrinologista Pediátrico.

A idade óssea média dos meninos foi de 10,4±1,7 anos e das meninas, 11,7±1,8 anos, para o grupo estudado.

As epífises mais comumente envolvidas são: distal do fêmur, úmero distal, fêmur proximal, distal ulna, rádio distal, tíbia proximal e distal da tíbia (PIRAS, 2007).

Todo osso longo é formado por duas extremidades denominadas epífises e por uma porção central denominada diáfise ou corpo do osso. As epífises são formadas por uma camada delgada de osso compacto externamente e é ocupado totalmente por osso trabeculado ou esponjoso internamente.

A tíbia, ulna, fêmur, rádio e perônio são alguns dos ossos que apresentam epífises.

As cartilagens que permitem o crescimento se "fecham" perto antes dos 21 anos. Na verdade a velocidade de crescimento já diminui muito depois do estirão da puberdade, e principalmente após os 18 anos, praticamente se encerra todo o crescimento e desenvolvimento estatural.

Em algumas clínicas ortopédicas do Brasil, o valor da cirurgia de aumento para aumentar a altura varia de R$ 140 a R$ 240 mil reais.