Tem como quitar uma dívida de cartão de crédito?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4 / 5 7 votos

Como quitar a dívida de cartão de crédito. É possível, com algumas ações, reduzir a dívida do cartão de crédito e negociar o pagamento. Engana-se quem acha que as operadoras não querem entrar em um acordo sobre o débito. Tanto para você quanto para as instituições de crédito, a renegociação é benéfica.

Se você não pagar sua dívida com o banco, o banco pode cobrar os pagamentos em atraso, aplicar taxas de juros sobre o saldo devido e, eventualmente, recorrer ao tribunal para obter uma decisão judicial de cobrança. Além disso, você ficará com o nome sujo.

Ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), e siga as instruções para falar com um atendente. Se possível vá à sua agência bancária, facilitando a comunicação do problema. É hora de negociar.

Como pagar a fatura total do cartão de crédito? Para pagar o valor total da fatura do cartão de crédito você deve selecionar essa opção nos meios de pagamento, ou comunicar seu correspondente bancário que você deseja fazer o pagamento do valor total.

Depois de quanto tempo o CPF negativa
Normalmente, você terá 10 dias para resolver a situação após receber a carta que avisa sobre a dívida. Mas esse período não é sempre o mesmo porque o nome pode sujar assim que alguém começa a dever. Na dúvida, procure negociar o atraso no pagamento o quanto antes.

O Código de Defesa do Consumidor não estabelece um prazo mínimo para que o credor esteja autorizado a fazer a inclusão nos órgãos de restrição ao crédito. Desta forma, basta que uma dívida esteja vencida há um dia para que o banco, por exemplo, possa inserir o nome do consumidor na lista de devedores do SPC ou SERASA.

Portanto, se você não tem como pagar uma dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento via justiça, após a negociação. Porém, a Serasa pode ajudar a evitar chegar a essa situação. A Serasa monitora as dívidas ativas por CPF para que o consumidor tenha consciência das dívidas e das ações judiciais.

É verdade que depois de 5 anos o nome está limpo? Sim. Depois de 5 anos a dívida caduca e seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

O banco só pode debitar valor de dívidas diretamente da conta do consumidor referentes a estouro de limite de cheque ou empréstimo se este autorizar por escrito. Esse tipo de cobrança só pode acontecer se estiver prevista no contrato assinado entre o banco e o correntista.

Trata-se do famoso crime do “171”, infração penal contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem...

Cobrança judicial: quando nada deu certo
Se depois de várias tentativas nada deu certo e um acordo entre o devedor e a empresa não foi feito, acontece a cobrança judicial, ou seja, a cobrança passa a ser feita através da justiça.

Mapeie todas as suas dívidas
Quando se está endividado, o primeiro passo para sair do vermelho é ter consciência do tamanho do problema. Portanto, liste todas as suas dívidas — atrasadas ou não. Por exemplo, parcelas nos cartões de crédito, prestações de financiamentos e empréstimos, carnês de lojas e contas da casa.

Negocie suas dívidas
Entre em contato com as empresas credoras, entenda o seu cenário e avalie quais são as opções oferecidas por ela para que possa quitar essas contas sem que aperte em seu bolso. Muitas vezes, devido às taxas de juros, torna-se inviável pagar de uma só vez dentro do seu orçamento mensal.

O que é melhor: pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão? O melhor mesmo é você conseguir pagar o valor total da sua fatura, já que as duas opções podem ser armadilhas do endividamento se você não conseguir se organizar.

De forma geral, pagar o valor total da fatura atrasada provavelmente será melhor do que realizar o pagamento mínimo, já que isso não fará com que você recorra ao crédito rotativo e se comprometa em pagar novas parcelas da fatura nos próximos meses.

Apesar dos brasileiros estarem cada vez mais se interessando pelo planejamento financeiro pessoal, a inadimplência no país ainda é bem grande, o que faz os bancos se protegerem na hora de ofertar crédito. Por isso, os bancos aumentam as taxas de juros como garantia com atrasos e faltas de pagamento.

Portanto, com o acordo e o pagamento da primeira parcela, a dívida antiga está extinta, ou seja, não existe mais e também não podem existir mais cadastros negativos de SPC ou SERASA em relação a mesma, sendo que o credor tem o prazo legal de 5 dias úteis para retirada do nome do devedor dos cadastros.

O SPC é um banco de dados do sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), reunindo informações do comércio de todo o país. Já a Serasa é uma empresa privada que reúne dados sobre de pessoas físicas ou jurídicas e forma como elas pagam e compram no mercado.

Uma vez que seus débitos forem negociados, seu nome e CPF são retirados das listas de inadimplentes, como Serasa e SPC. O prazo é de cinco dias úteis após o pagamento. A partir de então, seu score, com certeza, vai aumentar.