Tem como quebrar a ponta do dedo?

Perguntado por: acoutinho5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Quaisquer dos dois ou três pequenos ossos dos dedos podem ser fraturados, mas lesões na ponta dos dedos são as mais comuns. Todos os ossos quebrados são considerados fraturas.

Há muitos casos de pessoas que sofrem uma lesão e passam o resto do dia esquiando, caminhando ou até dançando, sem perceber que estão com uma fratura. Na maioria das vezes, ossos quebrados doem - e muito. Mas se a fratura for pequena, você pode não notar.

A maioria das luxações dos dedos ocorre na articulação média. Mas elas podem ocorrer em outras articulações dos dedos. Elas geralmente ocorrem quando um dedo é dobrado para trás, como pode acontecer quando a ponta de um dedo estendido é atingida por uma bola de basquete ou de beisebol.

Quais são os sintomas de uma fratura da ponta do dedo?

  1. Dedo inchado, dolorido.
  2. Acúmulo de sangue sob a unha.
  3. Unha rachada.

A ponta do dedo é revestida pela pele que é formada por várias camadas, sendo a mais externa, a epiderme. Ela possui a função de proteger e regular a temperatura. Na porção de baixo do dedo existe a polpa, uma grossa camada de tecido gorduroso, que tem a função de proteger e ajudar na sensibilidade.

Os sintomas são um inchaço e deformação na zona da fratura, dor, formação de hematoma, incapacidade de mover o dedo.

Dedo mindinho dá 50% da força à mão, afirma fisioterapeuta.

Falanges distais: localizadas nas pontas dos dedos.

Dor, inchaço e às vezes hematomas são os sinais mais comuns de uma fratura no pé. Se você tem um dedo do pé quebrado, você pode ser capaz de andar, mas isso geralmente agrava a dor. Calçar sapatos fechados também pode ser difícil devido a dor e o edema.

O sintoma mais característico é a dor no dedo do pé. O dedo pode ficar arroxeado e apresentar inchaço. Em alguns casos o paciente pode apresentar um hematoma subunguial, que é o sangramento embaixo da unha. Na grande maioria dos casos o paciente apresenta dificuldades para caminhar e para calçar sapatos fechados.

Quanto aos locais, as fraturas de braço, antebraço, mão, pé e clavícula são as mais comuns, ao contrário dos ossos das pernas, que são mais resistentes e difíceis de serem quebrados.

Cada dedo é suprido por 2 nervos digitais que são responsáveis pela sensibilidade das bordas radial e ulnar do dedo. Se o nervo digital radial for lesado, a borda radial do dedo ficará dormente. Se o nervo digital ulnar for lesado, a borda ulnar do dedo ficará dormente.

Dedos que começam a entortar sem causa aparente precisam de avaliação médica rápida, pois podem ser sintomas de algo mais grave, como um derrame. Tanto a artrite como a artrose são doenças tratadas pelo médico reumatologista, mas o acompanhamento com um ortopedista é importante.

Entorses dos dedos ocorrem quando a ponta do dedo é comprimida em direção à mão. Quando o dedo é comprimido, os ligamentos que sustentam as articulações são esticados ou "torcidos". Os ligamentos são tecidos moles que prendem um osso ao outro. Quanto maior a força, mais grave é o entorse.

O tempo de recuperação total da fratura da mão vai depender do período de imobilização e fisioterapia. Em geral, em dois meses o paciente já está apto a realizar todas as suas atividades.

As luxações são consideradas lesões emergenciais, quando constatada uma luxação, é necessário utilizar de talas ou faixas para manter a estabilidade e a recuperação total do membro afetado, prevenindo deformidades dos dedos.

Com a sensibilidade normal da ponta do dedo se consegue diferenciar o toque de dois objetos pontiagudos com menos de 5 milímetros de distância. Quando há um corte e o paciente não distingue dois pontos com mais de 10 milímetros de distância entre eles, sabe-se que o nervo está rompido completamente.