Tem como quebrar a cabeça?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

A fratura craniana é qualquer tipo de fratura que aconteça em um dos ossos do crânio, que é mais comum após uma forte pancada na cabeça ou devido a uma queda de grande altura.

A fratura craniana refere-se a uma fratura de um ou mais ossos da calota craniana ou da base do crânio. As fraturas são classificadas de acordo com a aparência, localização, grau de afundamento e o fato de estarem abertas ou fechadas.

Em qualquer caso, deve-se sempre ir nos hospital depois de bater a cabeça com força, para fazer uma avaliação neurológica e avaliar se existe algum tipo de lesão cerebral que precise ser tratada.

Segundo o médico Cindy Bir, da Universidade da Califórnia, uma força de 3.300 newtons – ou 336,5 quilogramas/força, sendo que um 1 quilograma/força é a unidade de força que equivale a 1 quilo – tem uma em quatro chances e quebrar uma costela de uma pessoa, enquanto para um fêmur a força tipicamente necessária é de ...

Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.

O estouro do crânio
Para se ter uma ideia, a caixa craniana humana é mais resistente do que aço ou concreto de mesma massa, segundo o site ScienceAlert. Para fraturar um crânio, seria preciso aplicar cerca de 500 quilos de força, ou 2.300 newtons.

O traumatismo craniano tem cura e o tratamento depende da gravidade do traumatismo e extensão das lesões.

O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior. Único osso móvel do crânio, ela consegue suportar grandes níveis de estresse e se movimentar sem parar por toda a vida.

A fontanela afundada pode ser uma emergência médica e deve ser verificada imediatamente por um médico.

Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo. Já, os ossos das crianças se regeneram mais rapidamente que os dos adultos. Isso dependerá da localização e gravidade da fratura de cada paciente, do tipo de procedimento cirúrgico realizado e de outras considerações.

O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Casos moderados a graves podem deixar sequelas como: Problemas cognitivos, como irritabilidade, lentidão, mudanças de comportamento, perda de memória e déficit de atenção); Distúrbios de movimento, como paralisia e perda de equilíbrio; Convulsões.

Consiste numa fratura parcial do osso, quando ele não quebra totalmente, havendo somente uma rachadura. É importante destacar que, do ponto de vista médico, essa lesão não existe. As lesões ósseas são denominadas de acordo com o grau crescente de gravidade, como contusões, microfraturas e etc.

Alguns quebra-cabeças

  • Cubo bedlam.
  • Cubo mágico.
  • Cubo soma.
  • Pentaminós.
  • Tangram.

John Spilsbury

John Spilsbury, um gravador e cartógrafo, é responsável por inventar o primeiro quebra-cabeça em 1767.

É possível ter uma fratura no osso e nem perceber.
Algumas fraturas são muito simples e muitas vezes as pessoas confundem com uma simples torção. Nesses casos, é comum uma recuperação rápida e sem qualquer imobilização. No entanto, é sempre importante consultar o médico para ter uma boa recuperação.

Os três principais sintomas de um osso quebrado são dor, inchaço e deformidade. Se um osso estiver exposto ou cutucando sua pele, logicamente não é um bom sinal e deve ser uma fratura. Outro indício é se você ouviu um estalo na hora do acidente.