Tem como puxar 220 do relógio monofásico?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Se o seu relógio for Monofásico você terá que solicitar a troca para um Bifásico para conseguir fazer a ligação em 220v.

Na hora de mudar a rede monofásica para bifásica, você precisa chamar um técnico eletricista. O profissional vai verificar o sistema elétrico da residência e se a entrada de energia permite o sistema bifásico. Se houver necessidade de alteração, ele vai informar o que deve ser feito.

Contrate um profissional habilitado (engenheiro, técnico ou eletricista) que deverá analisar qual a necessidade do seu imóvel e indicar, se necessário, qual o padrão de entrada (caixa, disjuntor, poste, entre outros materiais) deverá ser escolhido para adequar sua instalação para receber a alteração de carga.

Sistema monofásico
A tensão elétrica máxima que pode ser ofertada por esse sistema é de 127 V. Redes monofásicas são instaladas somente quando a soma das potências de todos os equipamentos de uma residência atinge um valor máximo de 8 kw (8000 watts).

O sistema monofásico conta com dois fios, 1 neutro e 1 fase, com voltagem de 127V ou 220V. A rede é capaz de alimentar até 8.000 Watts de potência.

Funciona normalmente, o resultado é 220V ao medir na tomada. A diferença está apenas na ligação elétrica. Monofásico é composta por 1(um) fio fase + 1(um) fio neutro, já o bifásico é composto por 2(dois) fios fase. Obs.: Em ambos os casos precisa ser instalado o fio de aterramento.

O Consumidor monofásico tem a entrada de energia em dois condutores, fase e neutro em 127 V, conhecido como 110V. O bifásico recebe alimentação por três condutores, duas fases e um neutro. Entre as duas fases tem-se 220 V. Entre qualquer das fases e o neutro, 127 V, também conhecido como 110V+110V.

Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele.

Segundo a Resolução Normativa 414 de 2010 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), os valores estabelecidos para cada padrão são: Monofásico: o consumidor paga uma taxa mínima equivalente a 30 kWh; Bifásico: o custo de disponibilidade pago corresponde a 50 kWh; Trifásico: a taxa mínima é igual a 100 kWh.

Quanto custa instalação de tomada? O custo por unidade varia entre R$ 40 a R$ 60. Geralmente, o custo para instalação de tomadas será o custo total do projeto por unidade.

Bifásico: ideal para a maioria das pessoas, já que, com duas fases e um neutro, fica mais fácil equilibrar as cargas da casa.

Você pode entrar em contato da companhia de energia elétrica da sua região para saber qual o procedimento para que sua casa tenha 220v. Se o seu relógio for Monofásico você terá que solicitar a troca para um Bifásico para conseguir fazer a ligação em 220v.

– Para quem está se mudando de um lugar com tensão de 127V para outro em 220V – ou vice-versa –, uma boa opção para não ter que trocar toda a fiação ou comprar novos aparelhos é usar transformadores. Eles convertem a tensão da tomada para aquela aceita pelo aparelho.

Acesse nossa Agência virtual > Mais serviços > Viabilidade para ligação nova de energia em mt – média tensão.

A rede monofásica é feita com dois fios, um fase e outro neutro. A voltagem é de 127V ou 220V e é capaz de alimentar 8000 watts de potência.

O medidor de energia monofásico, também conhecido popularmente como relógio de luz, é um equipamento que tem como principal objetivo o de mensurar o consumo de energia elétrica. Ele é aplicado em larga escala, principalmente em residências, porém pode também ser utilizado em indústrias.