Como processar uma empresa de call center?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

As opções são: entrar em contato com a empresa, ou registrar uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) ou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em casos mais insistentes, entrar com uma ação judicial contra a empresa responsável.

Caso a vontade do consumidor não seja respeitada, registre a quantidade de vezes e horários em que as ligações acontecem e procure a justiça. “Em casos mais insistentes, o consumidor deve acionar a justiça e entrar com um processo contra a empresa responsável pelo incômodo”, acrescenta Alex Augusto Vaz Rodrigues.

A redação da Lei 9.263/2021 expressa que as ligações não devem acontecer para telefones fixos e aparelhos celulares.

Saiba que nada é pessoal. O consumidor pode até xingar o operador, mas, na verdade, a sua indignação na maioria dos casos é acerca de uma situação que passou com a empresa. O primeiro passo para atender um cliente agressivo, portanto, é saber que nada daquilo que está acontecendo é pessoal, embora muitas vezes pareça.

Conclusão. As empresas podem processar seus clientes, por dano moral, sempre que identificar excessos cometidos por estes, principalmente quando houver ofensa à honra ou atribuição de fato mentiroso à empresa e seus funcionários.

São elementos materiais que podem gerar essas faltas: a pouca produção, os atrasos frequentes, as faltas injustificadas ao serviço, a produção imperfeita e outros fatos que prejudicam a empresa e demonstram o desinteresse do empregado pelas suas funções.

Chamadas recebidas

  • Insistência. ...
  • A ligação cai. ...
  • O atendente decora o script. ...
  • O atendimento é demorado. ...
  • O atendente não consegue resolver o problema e a ligação é transferida muitas vezes. ...
  • O mesmo processo é feito mais de uma vez.

O interessado terá que acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas, se identificar e inserir o maior número de informações possível para que a fiscalização do trabalho identifique corretamente o problema. Observação: Para realizar uma denúncia trabalhista não é necessário ir à uma agência do trabalho.

COMO PROVAR A LIGAÇÃO DE COBRANÇA EXCESSIVA E REITERADAS? Se o seu objetivo é entrar com uma ação judicial, sem dúvidas, o ponto mais importante é provar que as ligações estão sendo feitas. Nos casos dos aparelhos celulares é muito mais fácil, ao ponto que o histórico de chamadas fica registrado.

Não existe um limite máximo de ligações que o operador poderá fazer por dia na lei. As empresas de call center falam em cerca de 200 ligações por dia, mas essa regra não existe.

Caso não haja uma solução, ou seja, a empresa não remover os dados que forem solicitados, ou parar de enviar comunicações indevidas, é possível fazer uma reclamação à ANPD. No próprio site do órgão o consumidor pode clicar em “Denúncias” e comunicar a situação.

Um operador de telemarketing não deve ter um período de trabalho maior do que 6 horas diárias.

Dentre os direitos violados dos operadores de telemarketing estão o pagamento abaixo do piso da categoria, não observação das pausas e intervalo intrajornada, descontos indevidos, pagamento incorreto de horas extras e comissões, falta de enquadramento de insalubridade ou periculosidade e claro, assédio moral e ...

JORNADA DE TRABALHO
O tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento/ telemarketing, nele incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração é de, no máximo: 06 (seis) horas diárias; 36 (trinta e seis) horas semanais.

Caso o problema esteja na atividade, a saída é identificar o tipo de trabalho que mais se encaixa no seu perfil e, que esteja alinhado com seu propósito de vida. Tente e caso necessite, um psicólogo poderá lhe ajudar a encontrar este caminho. Tente e seja feliz.

De fato, os operadores de telemarketing ficam expostos a diversas doenças ocupacionais, como ansiedade, estresse e depressão, por exemplo. Contudo, os riscos ergonômicos no Telemarketing estão entre os problemas mais comuns e mais graves, já que causam distúrbios osteomusculares muitas vezes irreversíveis.