Tem como plastificar com papel filme?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Quando uma foto, um documento ou um relatório é colocado em um filme para plastificação e é passado através de uma máquina plastificadora, ele é coberto por uma fina camada de plástico transparente em ambos os lados.

O papel fotográfico tem acabamentos foscos e brilhantes, e podem dar um visual profissional a fotos impressas em casa. Se quiser preservar uma imagem que pode ser muito tocada ou exposta a líquidos, a plastificação pode ser uma ótima maneira de proteger a fotografia sem atrapalhar a sua qualidade.

O que eu não posso plastificar
Olha, as leis estaduais e federais proíbem plastificar alguns documentos como Carteirinha de Vacinação, Passaporte, Carteira de Trabalho, Registro Geral, o RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, tá?

Nos casos dos documentos feitos com papel moeda, se você PLASTIFICÁ-LO, automaticamente tornará seu documento inválido. A plastificação é proibida no Brasil porque ocorriam muitos casos de adulteração de documentos. Muitas pessoas compram porta-documentos para dar mais proteção à documentação.

O Polaseal é ideal para proteger documentos pois é a prova d'água e também possui proteção UV. Ideal para trabalhos como: comunicados, Placas de Identificação, cardápios, certidões, fotos, cartões e qualquer Documento até o tamanho A4.

LEI Nº 5.553, DE 6 DE DEZEMBRO DE 1968.

A laminação pode ser feita em diversos tipos de papel, como: sulfite; duplex; tríplex; couché; glossy; entre outros. Como também, em qualquer material, como cartões de visita, folders e pastas.

Coloque um papel celofane ou um papel de seda sem ácido entre cada fotografia quando for arquivá-las; Guardar as fotografias em uma caixa de arquivo destinada à função, com um pH neutro, que protege a integridade de suas imagens; Utilizar colas ou adesivos sem ácido, especialmente destinados à fotografia.

A umidade é uma das principais inimigas das fotografia e pode danificar para sempre as suas imagens reveladas, pois, oferece risco de proliferação de bactérias e fungos. A melhor solução para conservá-las adequadamente é deixá-las em um lugar fresco e seco.

Algumas pessoas ainda não sabem, mas os documentos pessoais de identificação não podem mais ser plastificados. Sendo assim, uma boa alternativa é guardá-los dentro de porta-documentos ou saquinhos de plástico. Isso irá evitar a exposição do papel ao ambiente.

No caso de documentos de identificação, é vedada a extração de cópia autenticada se o documento estiver plastificado.

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá ser impresso, obrigatoriamente, em uma única folha, em frente e verso. Ambos documentos devem ser impressos em material de boa qualidade e não podem ter partes recortadas ou rasuras, evitando, desta forma, que sejam considerados inválidos.

Significado de Plastificar
verbo transitivo Tornar plástico. Recobrir (papel, tecido etc.) com uma película de matéria plástica transparente: plastificar uma carteira de identidade.

Corte completamente o plastificado ao longo da linha com uma tesoura ou um cortador de papel. Não corte todo o papel, pois isto causará um desgaste nos dois pedaços plastificados.

Ponha nas velocidades mais baixas para plastificar cartazes mais grossos como os feitos de cartolina ou de papel cartão. Os papéis finos, como folhas de ofício ou de caderno escolar, podem ser plastificados nas velocidades mais rápidas.

O assessor jurídico do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Evando Assis, explica que o plástico é destinado à conservação e proteção da carteira e garante que não há problema em fazer nova plastificação, se necessário.

Também é proibida a emissão de cópia autenticada se o documento original contiver rasuras, tiver sido adulterado por raspagem ou corretivo, bem como contiver escritos a lápis. Documentos de identificação plastificados também não podem ser autenticados.

Não é crime andar sem documentos, mas recusar-se a se identificar é contravenção penal. Se estiver sem documento, forneça ao policial dados que auxiliem a sua identificação.

“É importante lembrar ao cidadão que não é viável plastificar o documento, para não dificultar a leitura do QR Code pela autoridade de trânsito”, ressaltou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.