Tem como plantar eucalipto em vaso?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os eucaliptos em vasos, se devidamente cuidados, podem inclusive florescer e frutificar, dando grande beleza ao ambiente. Lembrar porém que os eucaliptos são pouco tolerantes a geadas não podendo ser plantados em regiões de invernos muito rigorosos.

Seis dicas importantes para iniciar uma plantação de eucalipto

  1. Escolha adequadamente onde plantar. ...
  2. Prepare o terreno. ...
  3. Planeje os carreadores. ...
  4. Faça o espaçamento das mudas de forma eficiente. ...
  5. Escolha a melhor espécie para a sua região. ...
  6. Plante na estação chuvosa.

O cultivo de eucalipto a partir de estacas pode ser desafiador. Para propagar o eucalipto com galhos, corte a ponta de um galho em 10 cm. O crescimento deve ter no mínimo 8 semanas e a estaca escolhida deve ter pelo menos uma gema foliar no galho.

O eucalipto exige muita água para sua sobrevivência – por isso, se cultivado de maneira inadequada, pode não apenas secar as reservas de água subterrâneas mais próximas da superfície, os chamados lençóis freáticos, como inutilizar o solo. Isso não ocorre se for seguida a legislação ambiental.

A afirmação de que o eucalipto empobrece o solo também é falsa, pois quase tudo que ele retira ele devolve. Após a colheita, cascas, folhas e galhos que possuem 70 por cento de nutrientes da árvore, permanecem no local e incorporam-se ao solo como matéria orgânica, além de contribuir para o controle da erosão.

O aroma do eucalipto é muito bom para acalmar e relaxar. Para isso, deixe no seu quarto o aromatizador com água e três gotinhas da essência de óleo essencial de eucalipto. Atente-se para adquirir sempre óleos essenciais de boa qualidade.

3 vezes

A árvore de Eucalipto tem uma capacidade de rebrota limitada e pode ser cortada por no máximo 3 vezes.

A recomendação é que elas sejam plantadas na estação das águas (setembro, outubro, dezembro, janeiro e fevereiro), pois na fase inicial de desenvolvimento, as arvorezinhas requerem maior umidade no solo para favorecer o crescimento do sistema radicular da planta.

“O eucalipto é uma árvore de fácil cultivo, com espécies pouco exigentes em umidade e fertilidade do solo. No Brasil, sua taxa de crescimento é maior que em muitas partes do mundo, inclusive na Austrália, de onde é nativo.

Caro William, uma boa árvore de eucalipto com 5 a 6 anos possui em média cerca de 0,2 a 0,25 m³ de madeira, estando quase no ponto de ser cortada. Hoje, o metro cúbico da árvore em pé de eucalipto está sendo vendido entre 30 a 50 reais, dependendo da região e destinação da madeira.

Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

Mudas de porte médio provenientes de sementes de espécies de eucalipto podem ser plantadas diretamente no solo do jardim, ou são acondicionadas em recipientes como vasos grandes ou "containers", criando-se assim espécies de macro-bonsais.

As espécies de eucalipto mais apropriados para essa finalidade são E. grandis e "urograndis". Entretanto, necessitam mais de 12 anos para iniciar o processo de formação de madeira adulta.

O plantio do eucalipto está relacionado ao alto consumo de água. “Quando ele é plantado até a beira de um rio, por exemplo, temos como prejuízo o rebaixamento do lençol freático do curso d'água”, afirma Sybelle Barreira, coordenadora do curso de Engenharia Florestal da UFG em entrevista ao Globo Ecologia.

Um estudo feito pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município de Joaquim Távora apontou que cada planta adulta de eucalipto consome diariamente entre 25 e 30 litros de água, retirados dos mananciais.

Eucalipto ( Eucalyptus robusta ) é tóxico para cães, gatos, cavalos e gado. Os sintomas de envenenamento incluem salivação excessiva, patadas na boca (em cães), diarreia, vômitos, olhos dilatados, respiração rápida ou superficial, perda de apetite, fraqueza, depressão e convulsões.

Dados referentes a taxas de transpiração diária para diferentes espécies de eucaliptos em diversas regiões do mundo mostram variações estacionais desde 0,2 a 7,7 mm/dia, o que corresponderia para plantios com área de 6 m2/planta, valores diários oscilando entre 1,2 e 46,2 litros de água/árvore.