Tem como plantar coca no Brasil?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

No Brasil, o simples fato de cultivar o arbusto da coca, é crime. A presente pesquisa se refere às drogas ilícitas, segundo a legislação brasileira. Outro termo que deve ser esclarecido é 'narcótico', que é derivado do grego, da raiz narké, significando torpor que advém do mito de Narciso.

Nos departamentos de Nariño e Putumayo, na fronteira com o Equador, estão as regiões com mais cultivo da planta: quase 90 mil hectares. Em seguida está Catatumbo, na região da divisa com a Venezuela, com pouco mais de 42.500.

Folha de coca não é droga
A descriminalização não foi estendida à folha de coca, que é classificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como uma das plantas proscritas que podem originar substâncias entorpecentes. Portanto, não é, por si só, considerada droga.

A folha de coca pode ser facilmente comprada nos principais mercados da cidade. Segundo vários estudos, o consumo de folhas de coca nos Andes da América do Sul é um hábito e não um vício. A maioria das pessoas consome folhas de coca como uma tradição ancestral.

Para a extração e produção da cocaína como entorpecente primeiro as folhas de coca são maceradas na presença de ácido sulfúrico (H2SO4) (ou a gasolina é empregada como substituta do ácido) resultando em uma pasta conhecida como extrato da cocaína.

A razão desses números é a demanda para a fabricação de um dos mais conhecidos produtos norte-americanos, a Coca-Cola, vendida em mais de 200 países, que tem em sua fórmula um extrato "descocainizado" de folhas de coca. Ou seja, o refrigerante não tem cocaína, que é retirada por meio de processos químicos.

A coca é uma planta nativa da Bolívia e do Peru, é um vegetal arbustivo. O princípio ativo analgésico contido na coca foi descoberto pelos Incas, desde a época desse povo aos dias atuais a folha dessa planta é tradicionalmente mastigada nas áreas de relevo mais elevado, principalmente nas mediações dos Andes.

Além das substâncias extraídas das folhas da coca, os laboratórios clandestinos adicionam produtos químicos à pasta base, tais como soda cáustica, querosene, carbonato de amônio e ácido sulfúrico.

Para aqueles que desconhecem o poder e a importância do cultivo desta planta em países como Peru e a Bolívia, pode ser chocante chegar em um hotel e ver um montinho de folhas de coca ao lado de uma garrafa térmica.

Para mascar, basta pegar um punhado da folha e colocar uma por uma na boca. Eles não mastigam a coca. Elas ficam na bochecha para umedecer, e apenas deve ser pressionada para extrair os nutrientes. Depois de umedecida, junta-se às folhas a cinza de um caule de planta.

Mas a mastigação da folha de coca com fins medicinais é um hábito tão antigo quanto a própria civilização inca. Outros alcaloides da coca têm efeitos levemente estimulantes, ajudam a reduzir a fome e participam do processo digestivo, além de mitigar os efeitos da falta de oxigênio em regiões de altitudes excepcionais.

Contudo, há dois países onde o rótulo Coca-Cola não entra. Cuba e Coreia do Norte são então os dois territórios no Mundo inteiro onde não há comercialização deste produto norte-americano.

Esta substância possui propriedades estimulantes e é comercializada sob a forma de um pó branco cristalino, inodor, de sabor amargo e insolúvel na água, assumindo os nomes de rua de coca, branca, branquinha, gulosa, júlia, neve ou snow.

A cocaína é uma substância retirada das plantas conhecidas, popularmente, como plantas de coca. Cocaína é um alcaloide presente nas folhas de coca. Destaca-se por ser um estimulante do sistema nervoso central que provoca euforia e sensação de prazer.

Certifique-se também que seu equipamento seja bivolt (110V/50Hz e 220V/60Hz). Posso levar folhas de Coca para o Brasil? Não, o Brasil não permite e classifica o ato como “tráfico internacional de drogas”, de acordo à lei 11.343/2006, pois considera a coca uma droga.

Mas o consumo de folhas de coca é permitido. As folhas de coca são usadas para fazer chá, que visam amenizar os efeitos da altitude da cordilheira. “Chacchar” – que no idioma local significa mascar – é de grande importância para os povos andinos.

Na prática, os povos andinos utilizavam a folha de coca como estimulante, para amenizar a fadiga provocada pelos efeitos da altitude, para controlar as sensações de sede e a fome e, além disso, para suportar o frio intenso das regiões altiplanos da Cordilheira dos Andes.

A folha de coca utilizada tanto para mascar e em chá é a folha seca, sendo vendida já seca em saquinhos. Utiliza-se de várias formas: Mascar – colocar cerca de 8 a 10 folhas na boca, dizem que se podem usar até 20 folhas (há quem retire todo o caule, há quem as dobre).

O pó virado é uma nova forma de apresentação da Crack. A droga consiste na pedra de crack triturada com um ácido fraco, como o ácido bórico.

Ao “pó”, são adicionados substâncias como talco, lactose, procaína, ácido acetilsalicílico (aspirina), pó de gesso, pó de mármore, pó de giz, entre outras, de forma a multiplicar a quantidade de quilos a serem comercializados, ou seja, o lucro dos traficantes.

6 tipos de pó: quando, como e quando usar

  1. matificante. “É também chamado opaco ou anti-brilho e pode ser aplicado com pincel nas áreas de maior oleosidade, para neutralizar o brilho”, pontua Eliete. ...
  2. translúcido. ...
  3. primer. ...
  4. base. ...
  5. iluminador. ...
  6. bronzeador.