Tem como pegar DST de alguém que não tem?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

ISTs são passadas através do contato sexual sem proteção com alguém que tenha a infecção. Pegar uma IST não tem nada a ver com higiene ou limpeza, e fazer um teste de IST não é um reflexo do seu comportamento – é uma escolha saudável e responsável.

Os números são alarmantes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 340 milhões de casos de DSTs ocorram no mundo anualmente. Só de Aids já existem 33,5 milhões de pessoas infectadas em todo o planeta hoje (490 mil só no Brasil), segundo dados da Unaids (órgão especial da ONU para a Aids).

Quem pode pegar uma DSTS? Já comentamos no início que qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa corre o risco de contrair uma DST.

Assim como a herpes, a sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), podem ser transmitidas também através do beijo, diz o infectologista Marco Aurélio. “No beijo, geralmente ocorre quando IST está na fase aguda formando feridinhas.

HIV e AIDS
AIDS é a DST mais graves, e é produzido por HIV. Este vírus infecta e destrói as células do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do organismo contra infecções.

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

Hepatite B: de 3 a 6 semanas. Hepatite C: de 2 a 6 semanas; Vírus HIV: de 10 a 90 dias, dependendo do tipo de exame; Sífilis: dentro de 3 semanas após o aparecimento das feridas, que costumam aparecer 1 semana após a exposição.

Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante. DST prováveis: Gonorreia, clamídia, tricomoníase, micoplasma, ureoplasma.

Compartilhar o sabonete com outras pessoas, por exemplo, não é uma atitude recomendada por infectologistas. “Dividir o sabonete só se for líquido, porque não tem contato direto. O sabonete em pedra pode acumular bactérias e transmiti-las de uma pessoa para outra”, alerta a infectologista Angela Silva.

A transmissão é pela saliva. Entre elas estão mononucleose, herpes simples, HPV, sífilis, gonorreia.

Azitromicina em dose única é o antibiótico mais prescrito contra a clamídia. Uma alternativa é usar Doxiciclina 100 mg 2 vezes por dias por 7 dias. Portanto, o esquema clássico para o tratamento de uretrites com corrimento é Ceftriaxona + Azitromicina em dose única.

As principais ISTs que não têm cura são a aids (HIV), o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a herpes.

Teste de DSTs - R$178,00 - Labi Exames.

Seis doenças sexualmente transmissíveis em alta entre jovens brasileiros; saiba como evitá-las

  • HIV/Aids.
  • Sífilis.
  • HPV.
  • Gonorreia.
  • Herpes genital.
  • Hepatite B ou C.

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

bacterioscopia, cultura de bactérias e PCR (reação de polimerase em cadeia), para gonorreia; herpes 1 e 2 (além do exame físico), para herpes genital; pesquisa de HPV, entre outros testes.

Os exames usados para identificar a clamídia são sorologia e PCR na urina. – Quando solicitar: Após alguns dias da infecção, a doença já pode ser identificada. » Herpes genital: Na maioria dos casos o exame físico pode bastar para o diagnóstico.

DSTs que podem ser detectadas por exame de sangue: descubra!

  • HIV.
  • Hepatite B.
  • Herpes.
  • Sífilis.

Conheça as principais DSTs em homens e como são seus tratamentos!

  1. Dor ou queimação durante a micção;
  2. Uma necessidade de urinar com mais frequência;
  3. Dor durante a ejaculação;
  4. Corrimento anormal do pênis, corrimento particularmente amarelado ou com mau cheiro;
  5. Inchaços, bolhas ou feridas no pênis ou órgãos genitais.