Tem como parcelar conta de luz no boleto?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

O parcelamento em fatura/boleto, só é permitido para clientes com no mínimo 2 (duas) faturas vencidas, salvo os casos de clientes da classe Residencial Baixa Renda, Faturas de Serviços e Consumo Não Medido (Fraude).

A quitação poderá ser feita por meio dos cartões de crédito à vista de uma ou mais contas e com facilidades de parcelamento em até 12 vezes, a partir de duas contas vencidas ou a vencer. Para utilizar o serviço, o cliente deve acessar o portal da distribuidora e, na barra de pesquisa, digitar “pagamento de conta”.

Muitas empresas renegociam dívidas e parcelam contas atrasadas. Para isso, o consumidor pode ir a uma agência de atendimento ou acessar o site da concessionária. Empresas como Enel São Paulo, por exemplo, permitem o parcelamento em até 12 vezes.

Não existe uma delimitação sobre a quantidade de contas de luz que podem ficar em atraso até que o corte seja realizado. Basta ter uma fatura em atraso para que a empresa tome essa atitude, desde que siga os procedimentos da ANEEL. Isso não é uma regra, mas um é um risco que você corre ao ficar inadimplente.

Como realizar o parcelamento com a Enel

  1. Acesse a Agência Virtual: informe as credenciais de acesso (e-mail e senha previamente cadastrados). ...
  2. Na lista de serviços disponíveis, escolha a opção de parcelamento. ...
  3. O consumidor deve selecionar a alternativa que melhor se adéqua à sua situação financeira.

Os clientes que quiserem conhecer a plataforma e regularizar a sua situação poderão acessar na área de “débitos e 2º via de conta”, e posteriormente clicar na opção de “parcelamento” dentro do App ou da área logada do portal CPFL, ou mesmo acessar diretamente o site www.cpfltotal.com.br/negocie.

A negociação pode ser feita também por WhatsApp, por meio do número (88) 99271-7935. A ação pode ser realizada também no Portal de Negociação.

Quantos dias posso atrasar? Entre um boleto de negociação vencido e a oficialização da quebra de acordo, há um período de tolerância. Esse tempo vai depender de cada empresa credora e costuma variar em média de 1 dia até 1 mês. Por isso é importante estar ciente de todos os detalhes do acordo.

Mas a maioria delas informam que é possível realizar o parcelamento pelo telefone, site ou aplicativo da empresa. As empresas de energia elétrica estão sempre se renovando para que seus clientes tenham várias opções.

Quem estiver com uma ou mais faturas vencidas pode entrar em contato pelo WhatsApp (Gisa) – www.gisa.energisa.com.br –, selecionar o Estado e depois a opção 'Parcelamento'. Se preferir, também é possível negociar os débitos diretamente pelo site www.energisa.com.br.

Entretanto, não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia. Ou seja, a companhia elétrica pode cortar a luz da casa do consumidor inadimplente com apenas uma conta em aberto.

Sim, mesmo quem tem nome sujo pode pedir ligação de energia elétrica em seu endereço.

Cada pessoa pode ter até duas contas individuais.

O passo a passo para parcelar é similar ao que mostramos anteriormente. Após selecionar a conta a ser paga, escolha o cartão de crédito e depois a opção de parcelamento. Em seguida, basta cadastrar o cartão de crédito na plataforma e finalizar o pagamento da conta.

As empresas de energia podem cortar a luz de uma residência apenas em horário comercial, entre 8h e 18h. Além disso, uma resolução da ANEEL, de 2020, estabelece que a suspensão do serviço não pode acontecer nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e em vésperas de feriados.

O Projeto de Lei 669/19 proíbe a cobrança de taxa de religação de serviços públicos, como água e energia elétrica, e obriga o restabelecimento no prazo máximo de 12 horas, contado a partir do pedido do consumidor ou da quitação do débito.

O parcelamento pode ser realizado de duas a 24 vezes pelo cartão de crédito, nas bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex. Além do pagamento por meio do PIX e do Auxílio Brasil, também é possível quitar as suas faturas pelo internet banking, débito automático e correspondentes bancários credenciados.