Tem como pagar o empréstimo do saque-aniversário?

Perguntado por: uteixeira4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Posso quitar o empréstimo do saque-aniversário? É possível realizar a quitação antecipada do empréstimo FGTS de saque-aniversário solicitando à instituição financeira onde a contratação foi feita.

Caso o saldo bloqueado do FGTS seja por conta de empréstimo (por antecipação do saque-aniversário), a conta só é desbloqueada após a dívida ser quitada. Para isso, você pode antecipar as parcelas da dívida e terminar de pagar antes do prazo determinado.

Para isso, você deve entrar em contato com nossos Canais de Atendimento e solicitar a quitação. Pagando o valor total, o saldo do FGTS é desbloqueado pelo Inter, e o valor do Saque-Aniversário fica disponível no site da Caixa.

Se você contratou através do APP do PAN, vá ao menu “Empréstimos”, localize seu contrato FGTS. É só clicar nele, seguir com a opção de “Quitar empréstimo”, gerar o boleto e fazer o pagamento. Ou então pelos telefones 4002-1687 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 775 8686 (Demais Localidades).

Sim, após a contratação o valor referente ao seu Empréstimo com FGTS fica bloqueado e vai ser utilizado no pagamento das parcelas. Ou seja, ano a ano, no mês do seu aniversário, até o fim do seu contrato de empréstimo o valor correspondente à parcela será repassado da Caixa para o banco parceiro, de forma automática.

Você pode, a qualquer momento, consultar seu saldo devedor e quitar o seu contrato antecipadamente, ou adiantar o pagamento de algumas parcelas. Para isso, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento através do 0800 724 2102, disponível em dias úteis, das 08h às 20h.

É possível quitar empréstimo consignado antecipadamente? Sim, quitar o empréstimo consignado antecipadamente é um direito de todas as pessoas. É importante ressaltar que as instituições financeiras não podem impedir o pagamento antecipado, integral ou parcial, do saldo devedor.

Quanto tempo o FGTS fica bloqueado? O prazo do bloqueio varia conforme o motivo que originou a medida. Exemplificando: se o bloqueio for pela adesão ao Saque-Aniversário, o prazo para voltar ao Saque-Rescisão e voltar a ter acesso total ao Fundo em caso de demissão sem justa causa é de 24 meses após a solicitação.

É possível antecipar os créditos de até 5 (cinco) parcelas anuais do Saque Aniversário do FGTS, sendo celebrado um contrato para cada período antecipado.

Ao realizar a contratação da antecipação do saque-aniversário, o contratante oferece o seu saldo do FGTS como garantia e, até que o empréstimo seja quitado, o saldo ficará bloqueado.

Basta acessar o menu Empréstimos para encontrar seu contrato de empréstimo FGTS. É só clicar nele, seguir com a opção de Quitar empréstimo, gerar o boleto e fazer o pagamento.

Você pode pedir o cancelamento do empréstimo em até 7 dias corridos após a contratação. Para isso, o valor depositado na sua conta precisa ser devolvido pro nosso banco parceiro.

Ao deixar de receber os depósitos mensais, pode não existir margem total para cobrir o valor adiantado inicialmente. No entanto, a inadimplência pode ser prejudicial para o seu nome e para o seu acesso a crédito no futuro. Dessa forma, uma alternativa é juntar um dinheiro a mais para pagar o saldo o quanto antes.

Assim como em qualquer empréstimo, na Antecipação do Saque Aniversário você precisará pagar mais do que efetivamente contratou, pois existe cobrança de taxas de juros. Você poderá voltar para o Saque Rescisão a qualquer momento. Mas, a alteração só surtirá efeito após 2 anos e 1 mês da solicitação.

Como é feito o empréstimo FGTS? O empréstimo que utiliza o FGTS como garantia, também pode ser chamado de Antecipação do Saque-Aniversário. Para solicitar o crédito do FGTS é preciso que o trabalhador tenha aderido à modalidade saque-aniversário do fundo de garantia.

Além disso, é o saldo do FGTS que atua como garantia na antecipação dos saques. Portanto, ele não pode ser movimentado para outros fins, pois já está comprometido. Desse modo, quem já antecipou o saque aniversário não pode antecipar de novo até que quite a primeira antecipação.

Após abrir a tela da opção de Saque-Aniversário, clique em “Modalidade saque-rescisão”; 3. O aplicativo vai solicitar a confirmação da mudança de modalidade, informando que o saque-rescisão só vai entrar em vigor após 25 meses, para confirmar clique na opção “Sim” na caixa; 4.

Nesses casos, o pedido de cancelamento deve ser feito diretamente no Portal do Consumidor. Pelo site é possível entrar em contato com a instituição financeira, relatar o ocorrido e solicitar o cancelamento.

Quem faz um empréstimo com antecipação de FGTS não perde o seguro-desemprego em caso de demissão sem justa causa.

Com esse saque, você pode perder o direito de sacar os valores em caso de demissão no momento do desligamento, apenas no ano seguinte se houver saldo e apenas 40% do valor dele.