Tem como o passivo ser maior que o ativo?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

Nos termos do artigo 1o, inciso I, item 3.2 da referida Resolução, quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto.

patrimônio líquido.
O Balanço Contábil ideal é aquele que apresenta um equilíbrio entre todas essas informações. Ou seja, o total de ativos deve ser igual ao total de passivos.

A principal diferença entre os ativos e os passivos se encontra nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos estão relacionados aos meios de rendimentos que trazem benefícios, os passivos correspondem às saídas de dinheiro resultantes dos gastos e despesas realizados pela empresa.

O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.

a diferença entre o ativo e o passivo for igual a zero, há uma situação de patrimônio líquido negativo. o passivo for igual ao patrimônio líquido, revela a boa situação da empresa.

Situação deficitária ocorre quando o total do Ativo é igual ao total das obrigações; III. Situação líquida passiva é o mesmo que passivo a descoberto; IV. .

O passivo total representa o valor necessário para que uma empresa seja capaz de se financiar. Ou seja, é o resultado da soma do patrimônio líquido da empresa com o valor de suas dívidas e/ou despesas. Em geral, encontramos o valor do passivo total no balanço patrimonial das empresas, muito utilizado por investidores.

4.5 O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA
Este princípio determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior valor para os componentes do Passivo, sempre que se apresentem alternativas válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

Se um ativo é tudo aquilo que a empresa possui em determinado momento, logo, o passivo será o contrário, ou seja, ele representa as obrigações que a empresa tem, suas dívidas em um determinado momento. Em outras palavras, tratam-se de dívidas, valores que precisam ser pagos a terceiros.

Como analisar um balanço patrimonial? O balanço patrimonial é capaz de dizer muita coisa sobre o potencial de uma empresa e o que ela tem passado. Logo, uma das principais forma de analisá-lo é através do cálculo de indicadores de rentabilidade, indicadores de liquidez e indicadores de endividamento.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Existem vários tipos de passivos, de acordo com o setor e tipo de obrigações que eles se relacionam.

  • Passivos circulantes.
  • Passivos não circulantes.
  • Ambientais.
  • Passivos a descoberto.
  • Passivos permanentes.
  • Operacionais.
  • Passivos flutuantes.

Passivo Total é o resultado que abrange todas as obrigações com terceiros, como dívidas e gastos, e o Patrimônio Líquido de uma determinada empresa.

Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. Isso indica uma situação de normalidade para a empresa, já que os bens e direitos superam as obrigações.

Para ela, o Patrimônio Líquido faz parte do Passivo porque representa as obrigações que a pessoa jurídica assumiu quando recebeu o capital de seus proprietários, tornando assim possível suas atividades.

Como calcular o patrimônio líquido? Resumindo, o patrimônio líquido é o resultado da diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa (patrimônio líquido = ativo – passivo). É justamente esse valor que encontramos nos balanços patrimoniais.

O porte da empresa é definido por dados financeiros, como a receita bruta, ou dados referentes a capacidade produtiva, como o número de funcionários. Para fins de tributação e financiamento, o faturamento anual é o indicador mais utilizado no Brasil. No seu cartão do CNPJ irá constar o porte da sua empresa.

Veja as 8 recomendações a seguir.

  1. Tenha objetivos para o seu dinheiro. ...
  2. Entenda a sua realidade financeira. ...
  3. Faça um planejamento financeiro. ...
  4. Descubra maneiras de gastar menos. ...
  5. Poupe sempre ao menos 10% do que você ganha. ...
  6. Busque uma fonte alternativa de renda. ...
  7. Faça seu dinheiro trabalhar. ...
  8. Incremente seus investimentos.

Quais os tipos de déficit público?

  • Déficit Primário. O déficit primário acontece quando as despesas primárias são observadas no cálculo do déficit. ...
  • Déficit Operacional. Já no déficit operacional as despesas primárias e os gastos do governo mais os juros são levados em conta na hora de calcular o déficit. ...
  • Déficit Nominal.