Tem como mudar o local da perícia do INSS?

Perguntado por: avelasques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Haverá a possibilidade de realizar a perícia em outra cidade. Para fazer isso, você deverá ir até uma agência do INSS do local em que está. Neste momento, será preciso que você leve documentos de identificação, comprovante de agendamento na cidade natal e comprovantes de tratamento de saúde.

Como remarcar perícia INSS?

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. Clique em “Agendar perícia” e após “Novo Requerimento”;
  3. Clique em “Remarcar Perícia” e “Selecionar”;
  4. Siga as orientações do sistema e informe seus dados para remarcar.

Qual o prazo para marcação de perícia de prorrogação INSS? O requerimento deve ser realizado nos últimos 15 dias de recebimento do benefício. Você pode encontrar a data de cessação do benefício na sua carta de concessão, que pode ser baixada no Meu INSS a qualquer momento.

Banco Bradesco

1 – Banco Bradesco
Ao receber o benefício por meio do cartão INSS, o aposentado não tem custos adicionais.

A transferência de benefício do INSS se dá quando o beneficiário tem intenção de alterar a agência, o banco ou a forma de pagamento, como, por exemplo, de conta-corrente e conta-poupança para o cartão de benefício.

Caso perca esse procedimento, o segurado poderá fazer apenas uma remarcação pela Central de Atendimento 135 ou pela internet. Esse também é o procedimento para os casos das perícias médicas executadas para Pedido de Prorrogação (PP) e para Pedido de Reconsideração (PR).

A renovação automática do benefício previdenciário por incapacidade pode acontecer por até duas vezes. Após isso, um novo pedido deve ser agendado. Acima de tudo, vale destacar que o segurado pode retornar ao trabalho a qualquer momento, se estiver apto a desempenhar suas funções, sem necessidade de perícia médica.

Se o segurado não comparecer na data agendada ou não efetivar a remarcação da perícia médica ou solicitar o cancelamento do requerimento, ficará impossibilitado de requerer novamente benefício pelos próximos 30 dias.

Perícia em outra localidade
Haverá a possibilidade de realizar a perícia em outra cidade. Para fazer isso, você deverá ir até uma agência do INSS do local em que está. Neste momento, será preciso que você leve documentos de identificação, comprovante de agendamento na cidade natal e comprovantes de tratamento de saúde.

O Perito Médico Previdenciário emite pareceres técnicos por solicitação do INSS, de fato quem concede o benefício é o INSS e a Lei. O perito apenas analisa se o pedido do segurado goza de veracidade e se está enquadrado na previsão legal.

É comum o empregado receber a orientação de voltar ao trabalho ao final do atestado médico (no caso da data ser anterior à perícia do INSS), independentemente de ele estar apto ou não para retornar ao trabalho.

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias após o protocolo do pedido de benefício para conceder ou negar o seu requerimento.

O responsável pelo pagamento do salário do trabalhador que está esperando a perícia do INSS por motivo de incapacidade nos primeiros 15 dias é o próprio empregador. Ou seja, a empresa com que o empregado possui vínculo.

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS podem ser incluídos na folha de pagamento do Auxílio Brasil. Receber o benefício previdenciário não é impedimento para para ser contemplado pelo programa de transferência de renda do governo federal.

Para receber o auxílio doença após a perícia, é preciso que ele seja aprovado e você receba uma carta de concessão do benefício.
...
Os documentos necessários para solicitar o pagamento são:

  1. documento de identificação com foto;
  2. comprovante de residência;
  3. histórico de crédito emitido no MEU INSS.

Os aposentados e pensionistas também têm o direito de escolher qualquer instituição financeira, desde que conveniada com o INSS, para solicitar empréstimo consignado.