Tem como mudar a tomada de lugar?

Perguntado por: agentil3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Isso é possível, pois os condutores elétricos, como o nome já diz, estão sob a forma de fita autoadesiva. Você as conecta com a fiação existente, cola a fita na parede, faz a ligação do novo ponto de energia e realiza o acabamento com massa corrida para esconder tudo.

Derivar varias tomadas em um mesmo poto pode sim, desdes que se obedeça as normas técnicas nesse caso ABNT e sua respectiva. a emenda deve ser bem feita, usar fita isolante adequada, obedecer potencia e dimencionar fiação e circuito de acordo com as normas. para evitar aquecimento e dor de cabeça futura.

A Norma ABNT NBR5410 define que, em todos os cômodos: – tomadas baixas devem estar a 30cm do chão, no mínimo, sendo a altura ideal 40cm do piso. – tomadas altas, quando necessárias, devem estar a uma altura de 2 m até 2,25 m do piso acabado.

Nunca instale dois aparelhos de naturezas diferentes com corrente elétrica igual ou superior a 10 A em um mesmo circuito. Esse fator resultará em sobrecargas e outros problemas para a instalação elétrica do imóvel”, alerta Delgado.

Ao contrário do que muitos afirmam, quebrar o terceiro pino não danifica o aparelho. Como comentamos anteriormente, se a rede elétrica não é aterrada, o pino terra se torna irrelevante. Então, o terceiro pino só cumprirá o seu papel se a rede elétrica tiver um aterramento adequado.

A dica para implementar mais tomadas no quarto é usar as soluções que chamamos de “plugou, usou”. Isso porque todas elas têm instalação muito fácil: ou são rosqueadas no móvel — basta usar uma serra copo para fazer o buraco — ou são parafusadas.

Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros. Já nas cozinhas, copas, lavanderias e áreas de serviço, são 3,5 metros para cada tomada.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

o equipamento não vai queimar se se tiver invertido o equipamento não vai deixar de funcionar não só que se foi. padronizado isso é claro que primeiramente é pra ver segurança.

Instale caixas de sobrepor
As caixas de sobrepor, interligadas com canaletas, também representam uma alternativa prática para aumentar o número de tomadas, pois dispensam a quebra de paredes, tetos e outros serviços de alvenaria. Isto porque sua fixação é feita através de parafusos e/ou fitas adesivas apropriadas.

Pode, mas seguindo alguns cuidados. Assim como não é recomendado ter uma instalação perto da pia ou regiões úmidas, a tomada também deve estar posicionada a uma distância segura do calor irradiado por tal eletrodoméstico.

Para as tomadas altas, é indicada a altura de 2,0 até 2,25 m do chão; para as médias, de 1,20 até 1,30 m; e para as baixas, deve ser de 30 cm. Lembre-se de evitar que as tomadas fiquem próximas do piso para nunca entrar em contato com a água.

Em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais similares, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas no mínimo duas tomadas, no mesmo ponto ou em pontos distintos.

deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes.

TUE (Tomada de Uso Específico) Usada para alimentar de modo exclusivo equipamento com corrente nominal superior a 10 A, como torneira elétrica, lavadora de louças, chuveiro, ar-condicionado, motor de portão automático, bomba de piscina etc.