Tem como ficar vesgo do nada?

Perguntado por: oprates9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O estrabismo pode estar presente já no início da vida ou surgir mais tarde, ainda na infância. Pode também aparecer ainda mais tarde, mesmo em adultos, neste caso geralmente causado por alguma doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo na cabeça.

Isso mesmo! Quem passa horas em frente às telas pode desenvolver desvio dos olhos! E isso se agravou muito em tempos de pandemia, em que as crianças abusaram das telas nas aulas online e nos joguinhos, e os adultos nas horas dedicadas ao homeoffice.

Os olhos vão, sim, voltar ao normal, mas é importante ter em mente que eles são órgãos muito sensíveis e que forçá-los a fazer movimentos não naturais pode alterar seu funcionamento, interferindo na sua eficiência e causando lesões.

A pesquisa comprovou que crianças e adolescente que manusearam smartphones por muitas horas no dia apresentaram maior risco de estrabismo.

Pseudoestrabismo, também chamado de falso estrabismo, é uma condição em que os olhos parecem estar desviando para dentro, mas na verdade eles estão alinhados e não há qualquer desvio. É uma condição bastante frequente em crianças orientais ou com traços índios.

Um sujeito vesgo ou estrábico, portanto, não tem os olhos alinhados um com o outro. Deste modo, a visão binocular da pessoa é deficiente, já que ele não consegue fixar os dois olhos em um mesmo ponto, uma particularidade que se traduz em inconvenientes para perceber a profundidade.

Ensine seu cérebro o que focalizar e o que não focalizar 2 a 3 vezes ao dia, por 10 minutos; Cubra o olho mais forte e estimule o olho mais fraco, durante 10 minutos 2 a 3 vezes ao dia; Olhe para todas as direções 10 vezes; Abra e feche os olhos 9 vezes consecutivas.

O estrabismo é um desvio nos olhos que ocorre quando os bulbos oculares não ficam alinhados corretamente.
...
Outros sintomas comuns são:

  1. movimento dessincronizado entre os olhos;
  2. dificuldade para agarrar ou enxergar objetos próximos;
  3. coceira;
  4. lacrimejamento constante;
  5. dores de cabeça;
  6. torcicolo.

Quando você olha um objeto na vida real, seu cérebro corrige e compensa a iluminação automaticamente. Já quando você olha uma foto tirada sem condições ideias de iluminação, você enxerga a imagem sem a ajudinha automática do seu cérebro, e os tons de pele ficam “estranhos”.

A cirurgia de estrabismo não é um procedimento barato, o valor pode variar dependendo do caso e idade do paciente, bem como local que será realizado, podendo variar entre R$ 2.500,00 até R$ 10.000,00.

Apesar de parecer inofensiva, pois dificilmente causará alguma consequência grave, esse tipo de brincadeira pode “mascarar” a manifestação de pequenos desvios oculares próprios do estrabismo, patologia que afeta o paralelismo dos olhos, fazendo com que eles não convirjam para o mesmo ponto.

Mitos sobre forçar os olhos
Todas essas ações, segundo nos dizem, prejudicam nossa visão, porém os especialistas explicam que, na verdade, essas atividades podem deixar os seus olhos cansados, mas elas não causam danos reais a à saúde dos olhos.

Com a pele presa entre o indicador e o polegar, afaste o indicador da outra mão (que pressionou a pálpebra) e erga a região com os outros dedos. Esse movimento deve ser bem rápido e preciso, ou não vai dar certo. Além disso, você pode ter de praticar algumas vezes antes de acertar.

Para um adulto que utiliza aparelhos eletrônicos diariamente por mais de 3 horas, ela indica pausas de 20 a 40 minutos entre uso. Já para crianças acima de dois anos, o ideal é passar apenas 1 hora por dia no celular. Bebês menores que isso não devem nem chegar perto.

Causas da miopia
A miopia ocorre quando a córnea é curva demais ou, mais comumente, quando o olho é mais longo do que o normal. Em vez de estar focado justamente na retina, a luz é focalizada na frente desta, resultando em uma aparência borrada para objetos distantes.

Ainda de acordo com a UC Davis Health, a exposição contínua à luz azul das telas de dispositivos eletrônicos, ao longo do tempo, pode causar danos às células fotorreceptoras da retina e, possivelmente, acelerar a degeneração macular.

O estrabismo convergente ou endotropia é aquele em que um olho fixa o objeto e o outro olho está desviado para dentro. Veja imagem de um estrabismo convergente num adulto. Pode ser monocular (90% dos casos) ou alternante.

O estrabismo pode ser tratado e corrigido em qualquer idade, mas os resultados são sempre melhores se o tratamento for seguido à risca e precocemente iniciado. A falta de tratamento adequado pode reverter na perda total da visão do olho desviado.