Tem como ficar cego mexendo no celular?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Mexer no celular antes de dormir pode causar cegueira temporária. Estudo descreve casos de mulheres que enfrentaram problema, mas solução é simples. O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.

Além de dores no pescoço, a posição pode causar dores de cabeça, e até hérnia de disco. Como evitar: eleve o aparelho até que o centro da tela fique na altura dos olhos. Direcione a visão e não o pescoço até o celular.

Dentre as possíveis causas estão algumas doenças. Hipertensão, colesterol alto, diabetes e glaucoma quando não acompanhados e descontrolados, podem acarretar em episódios de cegueira temporária. Além disso, inflamações e infecções como meningite ou problemas neurológicos podem facilitar o surgimento do problema.

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

3 dicas para não cansar a visão com a luz do celular e computador

  1. Priorize a luz natural. Sempre ajuste a iluminação do ambiente com a luz vinda de uma janela ou varanda, pois ela vai cansar bem menos os seus olhos do que a luz artificial. ...
  2. Estimule a visão periférica. ...
  3. Pare por cinco minutos.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, com supervisão e acompanhamento de um adulto responsável; entre 6 e 10 anos: no máximo duas horas de tela por dia, com supervisão de um responsável; Entre 11 e 18 anos: não ultrapassar 3 horas por dia, também com supervisão de um responsável, e evitar o período noturno.

Passar muito tempo ao computador, ler em movimento, não usar óculos de sol ou adiar constantemente a visita ao médico oftalmologista. São vários os comportamentos que adotamos no quotidiano (muitas vezes, sem nos apercebermos) e que nem imaginamos que podem estar a prejudicar os nossos olhos.

Atualmente, existem duas grandes soluções para que você possa voltar a enxergar normalmente sem o auxílio de óculos ou quaisquer outros artifícios.Um desses tratamentos é o Lasik, uma cirurgia de correção ocular. Esse tratamento é a alternativa mais popular para quem procura soluções para enxergar normalmente.

Aparelhos eletrônicos atrapalham o sono? A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir. E com certeza os smartphones são normalmente os principais culpados, mas mesmo os tablets e TVs podem emitir luz azul que pode contribuir para o sono insatisfatório.

Olha só: mesmo que seja bem raro, deixar o celular carregando enquanto dorme pode fazer com que ele fique muito quente, principalmente em contato com o lençol ou cobertor. Ele pode esquentar tanto ao ponto de pegar fogo! Olha o perigo!

Há quatro principais problemas que respondem por tanta gente sob risco de não enxergar mais direito: catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética. Dessas, a única plenamente reversível é a catarata, com 550 mil novos casos por ano no Brasil.

Um estudo realizado por pesquisadores americanos está devolvendo a visão para pacientes cegos ou com problemas visuais graves causados por uma condição genética rara. E sem a necessidade de cirurgias ou transplantes.

A enxaqueca ocular (ou enxaqueca oftálmica) é o conjunto de alterações visuais mono ou binoculares, também conhecido como aura, de causa neurológica, usualmente seguido de forte dor de cabeça, enjoos, mal-estar, além de sensibilidade à claridade e ao som.

O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.

Dessa forma, fica esclarecido que utilizar os olhos na baixa luminosidade não causa mal futuro e não é prejudicial à visão.

Como proteger os olhos da luz do celular e computador

  1. Ajuste a iluminação do ambiente. Sempre prefira a luz natural, em vez da artificial, pois ela vai cansar bem menos os seus olhos. ...
  2. Estimule a visão periférica. Quando você está no celular ou no computador repara no que está acontecendo ao seu redor? ...
  3. Faça pausas.

A recomendação dos médicos é de ficar pelo menos um braço de distância ao usar as telas do computador ou notebook. Com o celular, é preciso manter longe do rosto para evitar fadiga ocular.

Entre os principais efeitos nocivos provocados pela exposição frequente às telas de dispositivos eletrônicos está a sensação de embaçamento dos olhos, chamada de falsa miopia. Nesses casos, as imagens ficam borradas e os olhos mais secos.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, sempre com supervisão de adultos; entre 6 e 10 anos: no máximo de 1 a 2 horas por dia, sempre com supervisão de responsáveis; entre 11 e 18 anos: limitar o tempo de telas (o que inclui os videogames) a 2-3 horas/dia, e nunca deixar “virar a noite” jogando.