Tem como fazer protetor térmico caseiro?

Perguntado por: mlancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Uma das receitas de protetor térmico caseiro que mais se destaca é feita com a mistura de creme de pentear, água termal, óleo de argan e soro fisiológico. Essa misturinha é usada em um borrifador, tem validade de um mês e deve ser armazenada na geladeira durante esse período.

Óleo pode ser protetor térmico e finalizador
Para um resultado mais duradouro, os termoprotetores devem ser aplicados nos cabelos limpos e ainda úmidos e depois secos ao natural ou com secador para depois usar a chapinha.

Como fazer um protetor térmico caseiro
1 colher de chá de óleo reparador. 1 tampinha de soro fisiológico. 2 tampinhas de água (medir com a tampa do soro fisiológico)

Que o protetor térmico é essencial para proteger o cabelo antes de usar o secador, modelador de cacho ou chapinha, isso não é novidade! Esse tipo de produto possui ingredientes que reagem ao calor e protegem os fios, reduzindo os danos causados por esses aparelhos.

O protetor térmico cria uma camada protetora ao redor da fibra capilar que, além de proteger dos danos das ferramentas térmicas, sela a cutícula, diminui pontas duplas e evita que o cabelo perca mais água e fique desidratado. “Ele faz com que o secador não retire a nutrição dos fios.

Aplique o protetor térmico
O protetor térmico é item obrigatório antes de usar o secador nos fios. Além de proteger do jato, o produto ainda hidrata e ajuda a controlar o frizz.

Também pode ser utilizado como protetor térmico antes de chapinhas, babyliss, etc. O óleo reparador de pontas é um bom desembaraçante, ajuda a controlar o frizz e a estimular fios mais brilhosos e sedosos.

A resposta é sim. Os Cremes para Pentear de DaBelle possuem ativos de proteção térmica para ferramentas de calor. O ideal é que você aplique o Creme Para Pentear Liso Arrasador antes de utilizar a chapinha, secador ou babyliss.

O óleo de ojon possui uma composição semelhante à dos lipídeos encontrados nos cabelos, e por isso pode reestruturar os fios e os lipídeos perdidos, garantindo força e resistência aos fios e reduzindo a ruptura dos cabelos. Ele também pode ser usado como protetor térmico antes do uso de secador e da chapinha.

óleo de argan

O óleo de argan e a carga de proteínas da composição ajudam a reconstruir os fios danificados enquanto o produto blinda as madeixas contra o calor.

Óleo de rícino para proteção
O ingrediente também pode agir como um finalizador e protetor térmico. Por isso, vale aplicar algumas gotas no comprimento e nas pontas.

Além de seu alto poder hidratante, o soro fisiológico também é um grande aliado na hora de desembaraçar os fios sem danificá-los. Afinal, ao repor a hidratação perdida pelos cabelos, este produto ainda diminui a sua fragilidade e, consequentemente, seu risco de quebra.

Como deixar o cabelo liso com algumas dicas práticas?

  1. Escova progressiva. ...
  2. Selagem. ...
  3. Botox capilar. ...
  4. Cosméticos de manutenção. ...
  5. Utilizar shampoos e condicionadores com efeito alisante. ...
  6. Fazer um bom cronograma capilar. ...
  7. Dormir com touca de meia. ...
  8. Utilizar um protetor térmico antes da chapinha e do secador.

Não passe nenhum tipo de produto que contenha óleo mineral antes de usar a chapinha, pois, estimulado pelo calor, o ingrediente atinge temperaturas altíssimas que literalmente "fritam" o cabelo. O excesso de calor muda muito a cor dos fios, então quem pinta o cabelo deve ter cuidado redobrado.

Alguns ingredientes populares para alisar o cabelo naturalmente incluem leite de coco, óleo de coco, suco de limão, leite e mel. Esses ingredientes podem ajudar a relaxar os fios e proporcionar uma aparência mais lisa temporariamente.

Sim, pode usar o protetor térmico com outros produtos, mas ele deve ser o último a ser aplicado. Você pode passar, por exemplo, um creme de pentear e logo em seguida o protetor térmico.

O uso pode ser diário? A regra em relação ao protetor térmico é clara: a aplicação do produto deve ser feita antes de usar qualquer ferramenta de calor. Se você faz uso diário de secador, chapinha, babyliss ou difusor, então, deve ser usado todos os dias. Caso contrário, não há necessidade.

"Para cabelos finos e ralos, os protetores térmicos em spray são as melhores opções para não pesar nos fios. Para cabelos cacheados, mais densos e volumosos, o ideal são os protetores térmicos com textura em creme, mousse ou óleo", explica.

Alguns reparadores de pontas são termo ativados e podem ser aplicados nos fios ainda úmidos, antes de secar. Nesse caso, eles ajudam a proteger a fibra do calor do secador, enquanto age selando as cutículas.

Pode passar óleo antes de secar o cabelo? Não! Caso você queira usar o secador de cabelo, o mais recomendado é não utilizar nenhum tipo de óleo anteriormente. O motivo é que as ferramentas de calor, como o secador de cabelo, poder “fritar” os fios ao entrar em contato com o óleo, gerando danos as madeixas.