Tem como fazer outro CPF com outro número?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Segundo a justiça, o cancelamento do CPF pode ocorrer após casos de fraude, isso após avaliação de um juiz. Entretanto, a Receita Federal diz o contrário. De acordo com órgão, “não há possibilidade de trocar o número do antigo do CPF por outro novo”.

É possível solicitar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pela internet — seja 1ª ou 2ª via. A Receita Federal tem um serviço que emite o documento mediante o preenchimento de um formulário. É totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Lembre-se que, mesmo com a impressão de um novo comprovante, o número do CPF continuará sendo o mesmo, tendo em vista que cada cidadão pode ter apenas um número de inscrição.

Para emissão através das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, o serviço possui um custo de R$ 7,50. Nas entidades públicas conveniadas, como o Poupatempo, por exemplo, a emissão é gratuita.

Caso o CPF seja bloqueado, isso impede o titular de fazer uma série de atividades, entre elas a abertura de conta em banco, venda de imóveis, conseguir financiamentos, entre muitas outras questões.

Não há um limite acerca de quantos chips você pode ter cadastrados em seu CPF. Mas, como explicamos anteriormente, é interessante que você verifique junto às operadores e desative aqueles que já não usa mais ou não identifica como sendo seus.

A pessoa deve ir até a Receita Federal e pedir para excluir o CPF que deseja, no entanto, o CPF a dar baixa não pode ter débitos com a Receita Federal, se tiver, terá que pagar primeiro.

180 milhões de CPFs na base de dados da Receita Federal.

Em outras palavras, se você quiser desvincular o seu nome do número de telefone antigo deverá, em primeiro lugar, entrar em contato com a operadora, por telefone e de forma escrita, e solicitar que os seus dados não estejam mais vinculados ao número em questão.

Acesse o site Cadastro Pré via navegador, no celular ou no PC.

  1. Passo 2. Na tela inicial, clique na opção “Consulta”.
  2. Passo 3. Digite o número do seu CPF.
  3. Passo 4. Marque os campos “Não sou um robô” e “Aceito os termos e condições”.
  4. Passo 5. Clique em “Consultar”.

Mas a Receita é enfática: mesmo que o CPF esteja sendo usado em fraudes, só dá para cancelar e trocar o número do documento com uma decisão judicial. Ou seja, se você quiser mesmo um número novo, vai precisar de um advogado.

Basta se dirigir a uma loja física ou ligar para o 1056 com os documentos em mãos e solicitar a alteração. Esse procedimento pode evitar complicações futuras!

Outra opção que você tem para descobrir o número do seu CPF é pelo site do Serasa. Ao fazer login no site, caso já tenha cadastro, basta clicar em “Consultar CPF” e, depois, em “Meu CPF” para conseguir conferir a numeração do seu documento. A consulta é totalmente gratuita, mas é necessário ter cadastro no site.

Escolha uma agência próxima de você e solicite a criação, alteração ou correção do seu CPF. Sem burocracia! Vantagens em tirar o CPF nos Correios: proximidade de uma agência com a sua casa ou o seu local de trabalho e menos tempo para sair com o documento em mãos.

Para tirar o CPF, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 7,00 e o número do documento sai na mesma hora. No site dos Correios o cidadão consegue localizar qual é a agência mais próxima.

Não é possível descobrir o CPF pelo nome completo e data de nascimento de maneira gratuita. A consulta de CPF é protegida por sigilo fiscal e só pode ser realizada pelo titular do documento ou por um representante legal autorizado.

Como saber se o CPF está bloqueado?

  1. Acesse o site da Receita Federal e busque por "Comprovante de Situação Cadastral no CPF".
  2. Forneça o número do seu CPF e a sua data de nascimento.
  3. Clique no espaço que pede para você comprovar que é humano.
  4. Clique em consultar e aguarde a emissão do documento.

Então, o CPF pode ser bloqueado por dívida? A princípio, não. Apenas se isso acontecer por decisão judicial. Em alguns casos, a Justiça pode determinar a suspensão do CPF, como em processos de execução fiscal envolvendo dívidas com a União (governo federal).

O CPF só é cancelado quando existe múltiplos cadastros com os mesmos dados, ordem judicial ou falecimento do indivíduo. Por outro lado, a suspenção do CPF pode ser feita quando o contribuinte possui um cadastro incompleto ou incorreto. Sendo assim, consulte a situação cadastral do seu CPF junto à Receita Federal.

Digite #552 ou ligue #552.