Tem como fazer empréstimo com CPF de outra pessoa?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Não! Um contrato de empréstimo não pode ser assinado em nome de outra pessoa, ou seja, você não pode usar o CPF de terceiros para pedir um empréstimo. E essa regra vale para todos os tipos de empréstimos, como um empréstimo pessoal, empréstimo consignado ou para o empréstimo com garantia.

Caso esse tipo de situação aconteça com você, a principal orientação é conectar-se ao site Registrato do Banco Central. Nessa plataforma, o cidadão consegue monitorar a utilização de seu CPF para saber se foram realizadas aberturas de contas, empréstimos ou solicitados demais serviços.

Dentre os dois, o CPF é o principal alvo dos fraudadores já que, por meio dele, é possível ter acesso a outras informações da vítima, como Título de Eleitor e o cadastro em sites oficiais do governo.

Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:

  1. Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
  2. Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha. ...
  3. Consulte seu CPF. Pronto!

Como provar que não fiz empréstimo consignado? O primeiro passo é ir à uma delegacia e registrar o Boletim de Ocorrência. Também deve entrar em contato com a empresa para informar que não solicitou e nem recebeu o valor, comprovando que o dinheiro não foi para a sua conta.

Para dar entrada no empréstimo consignado é preciso ter margem consignável disponível, renda comprovada e saber se a instituição que você deseja fazer a transação aceita seu tipo de convênio. Na meutudo, nós fazemos empréstimo consignado para aposentados e pensionistas, de maneira totalmente transparente.

O crime pelo empréstimo de nome/CPF pode ser enquadrado em falsidade ideológica ou estelionato. “O empréstimo de identidade para que outras pessoas utilizem serviços em seu nome pode ser considerado uma infração penal, principalmente se o assunto for no caso de abertura de empresas.

Você é o seu nome
Assim como os dados pessoais, fornecer o nome completo não apenas seu, mas de pais e filhos pode ser perigoso. Com isso, qualquer pessoa é capaz de realizar ligações, usando nomes conhecidos para confirmar a veracidade dos dados.

Toda pessoa inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode atualizar seu CPF, alterando dados cadastrais como nome, telefone ou endereço. Para isso, basta preencher um formulário eletrônico que se encontra no site da Receita Federal.

Como solicitar

  1. Abra o WhatsApp e clique no menu principal. Em seguida, vá até "Configurações".
  2. Entre em "Conta" e "Solicitar dados da conta".
  3. Aperte "Solicitar relatório".
  4. Quando estiver pronto, o WhatsApp envia uma notificação. Então, basta ir até "baixar relatório" e "exportar".
  5. Na aba flutuante, vá em "Exportar".

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Com a aprovação da Anatel, as principais operadoras do país (Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo) criaram o portal “Cadastro Pré”. Por lá, é possível verificar a existência de linhas pré-pagas registradas em qualquer CPF.

Algumas sanções são previstas em caso de parar de pagar o consignado, como cobranças extras (com juros mais altos), inscrição da pessoa nas listas de devedores (como SPC e Serasa) e até a penhora de bens. O que acontece se eu não pagar o empréstimo consignado?

Você não deve nunca pagar algum valor, que seja Seguro, antencipação, consultoria ou qualquer outro nome para que um banco ou uma financeira libere um empréstimo em seu nome. Essa cobrança de pagamentos antecipados em qualquer tipo de crédito é proibida, ilegal e deve ser denunciada ao Banco Central.