Tem como fazer emenda na pedra de granito?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 17 votos

Para conseguir uma emenda que se harmonize com a peça, é preciso acrescentar um pouco do granito no epóxi. Primeiro, misture a resina como indicado na embalagem. Misture o pó de granito até que a mistura se torne uma pasta consistente que tenha a mesma cor da peça.

Se o seu granito for grosso, você pode colocar uma panela quente diretamente na superfície. No entanto, se o selante tiver diminuído ou se a bancada não for grossa, colocar uma panela quente pode resultar em rachaduras ou em uma mancha escura. Nesse caso, utilize um descanso para panelas quentes.

É necessário utilizar sempre uma vassoura macia para varrer, assim evita arranhar o mármore ou o granito. A lavagem e a secagem pode ser feita com uma solução de água com sabão de coco ou detergente de ph neutro. Depois enxágue o local com apenas um pano úmido em água.

Cola americana, excelente para colar pérolas, pedras sintéticas, strass, etc. A secagem rápida não deixa rastros nem “restinhos” nas peças.

A tinta epóxi ou resina epóxi é tão resistente e versátil que pode servir para pintar granito, mármore ou bancadas de qualquer material.

Se a sua estiver sem graça ou opaca, um simples polimento pode bastar. Sempre limpe a superfície antes de tudo para tirar as manchas e restos. Em seguida, passe uma esponja com uma pasta de bicarbonato de sódio ou com um produto específico para polir granito e deixá-lo tinindo.

É um problema grave que, normalmente, tem a ver com água, como infiltração e umidade. A água sai do solo, ou da argamassa e substratos e evapora na superfície, cristalizando os sais.

Os granitos possuem sua formação entre 500 milhões e dois bilhões de anos e, se instalados e mantidos da forma correta duram infinitamente. O porcelanato, segundo um dos grandes fabricantes do mercado, é projetado para vida útil de 13 anos conforme estabelecido na NBR 15.575-1.

Ok, e as desvantagens? Os produtos químicos podem desgastá-lo colocando em risco a durabilidade dessa pedra. Além disso, o granito não possui superfície uniforme e o seu peso necessita de uma base mais firme.

Isso significa que o granito é muito mais difícil de riscar, trincar ou rachar do que o mármore. O mármore é menos resistente e mais poroso que o granito e, como explicamos anteriormente, o que o torna mais suscetível a manchas mais e absorve gordura mais facilmente.

Você pode aplicar na pia de granito produtos impermeabilizantes, como lustra-móveis, mas nunca utilize água sanitária ou produtos corrosivos, isso danifica o granito.

Antes, comece a limpeza de granito passando um pano umedecido em água na superfície. Em seguida, borrife um desengordurante e espalhe com a ajuda de um pano limpo. Além de remover a gordura com facilidade, o produto devolve o brilho da pedra de granito. Finalize passando um pano seco.

Passo 1: utilize um pano umedecido em uma solução de água e sabão líquido neutro. Passo 2: limpe a superfície como de costume. Passo 3: enxugue com um pano seco e limpo, se necessário aguarde 1h; para se certificar que estará bem seca e pronta para a aplicação.

Fissuras naturais
Conforme o granito se formava de lava fundida, o rápido resfriamento dos materiais que continha fizeram com que algumas parte encolhessem e formassem pontos fracos. Estes são conhecidos como fissuras, e podem afetar qualquer granito ou pedra.

Caso o mármore rachado seja de cor, pode misturar a cola de epóxi com corante ou pó de mármore. Certifique-se de que a mistura fique de uma cor parecida à de sua peça. Lembre-se: sempre pode acrescentar mais tinta ou corante se observar que a cor não é uniforme.