Tem como entrar em trabalho de parto e não perceber?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Não é verdade que toda mulher entra em trabalho de parto, pelo menos tecnicamente falando. Toda mulher grávida pode ser o seu bebê de forma comum, seja em parto natural ou em cirurgia cesariana, mas muitas vezes nem todos os sintomas do trabalho de parto são sentidos nesse processo.

Absolutamente não. Você só começará ter dilatação na hora do trabalho de parto. É normal ter dor no final da gestação, mas estas dores só vão fazer o colo dilatar quando estiverem fortes e rítmicas.

Ao entrar em trabalho de parto, a mamãe sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Eliminação do tampão mucoso
Essa secreção preenche o canal cervical (colo do útero), formando uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Quando o colo começa a dilatar, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, a secreção começa a ser eliminada pela vagina. O tampão também é chamado de “sinal”.

Veja alguns sinais que indicam o início do trabalho de parto
Você pode sentir dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual. Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso.

A bolsa com o líquido amniótico vai romper durante as contrações. Ademais, o tampão mucoso, responsável por vedar a cavidade uterina, vai cair. A barriga também muda de formato e fica enrijecida durante as contrações.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. O inchaço é algo que acompanha a gestante por vários meses, mas, nas últimas semanas de gestação pode ficar mais acentuado e presente nas mãos e nos pés, por conta da compressão dos vasos sanguíneos promovida pelo crescimento do bebê.

PREVENÇÃO

  1. Posicione-se em frente ao espelho;
  2. Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
  3. Coloque as mãos na cintura fazendo força;
  4. Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
  5. Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Parto induzido tem menos chance de ser bem-sucedido se o colo do útero estiver completamente fechado e se a cabeça do bebê não estiver devidamente encaixada na pélvis.

Médicos indicam a caminhada com passos acelerados de preferência 1 hora pela manha e 1 hora pela tarde. A caminhada auxilia o bebê a descer cada vez mais em direção à pélvis e a pressão dele sob o útero aumenta a produção de ocitocina responsável pelas contrações uterinas.

A gestante passa a emitir ruídos que soam como vogais abertas ou um zumbido ressonante. Com 5-7cm os ruídos são mais altos, praticamente impossível falar durante uma contração, e os sons podem tornar-se repetitivos.

Causas de uma progressão excessivamente lenta do trabalho de parto incluem as seguintes: O feto é muito grande e não há espaço para ser movido pelo canal vaginal (pelve e vagina) O feto pode estar em uma posição anormal. O canal vaginal é muito pequeno.

Deve-se evitar ficar deitada, já que caminhar acelera o processo do parto. Água quente ajuda a relaxar o períneo facilitando a dilatação e diminuindo a dor, por este motivo banhos de imersão são utilizados no trabalho de parto.

É normal o bebê mexer durante as contrações? O bebê, já encaixado, se mexe bastante e as contrações de treinameto já são sentidas. É hora de verificar se está tudo pronto para a hora do nascimento, como a malinha do bebê e os documentos necessários para apresentar na maternidade.

Além disso, as contrações de treinamento, apesar do incômodas, não causam dor e a mulher não tem dilatação. Para realizar o parto, o aviso do corpo inclui dores que variam entre moderadas e fortes.

Bebês meninos tendem a dar mais trabalho no parto. É o que sugere um estudo irlandês com base em aproximadamente 8 mil partos, publicado na revista científica British Medical Journal.