Tem como eliminar a toxoplasmose do organismo?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A toxoplasmose não tem cura, mas deve ser medicada e controlada. O infectado se torna portador crônico pelo resto da vida, porque o parasita fica dormente nos músculos e retina, por exemplo.

Os únicos seres capazes de eliminar os oocistos no ambiente pelas fezes são os felídeos, ou seja, animais como tigres, leões, onças e gatos. “Como o gato é o nosso felídeo doméstico, acredita-se que ele é o único capaz de fazer a eliminação do parasito em áreas urbanas”, explica Silvia.

Pessoas com baixa imunidade: podem apresentar sintomas mais graves, incluindo febre, dor de cabeça, confusão mental, falta de coordenação e convulsões. Gestantes: mulheres infectadas durante a gestação podem ter abortamento ou nascimento de criança com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas.

A resina oleosa de árvores do gênero Copaifera, popularmente conhecida como óleo de copaíba, atua como uma barreira contra a entrada do protozoário causador da toxoplasmoseToxoplasma gondii — nas células da placenta.

Surgem deficiências neurológicas, inflamações nos olhos, complicações musculares, hepatites, pancreatites. Toxoplasmose congênita: Ocorre quando a gestante tem ou teve a doença, podendo transmiti-la ao recém-nascido.

Pessoas com sintomas de toxoplasmose podem ser tratadas com pirimetamina, sulfadiazina e leucovorina.

Sintomas da toxoplasmose
No entanto, se o sistema de defesa estiver debilitado, a infecção pelo Toxoplasma gondii pode espalhar-se pelo cérebro, coração, fígado, músculos, pulmões, olhos, ouvidos, etc.

Quais são os sintomas da toxoplasmose? Os indivíduos com sistema imunológico fortalecido podem não apresentar sintomas da toxoplasmose. Para essas pessoas, a toxoplasmose também pode parecer similar a uma leve gripe, apresentando febre, cansaço, dores de cabeça e no corpo, além dos linfonodos levemente inflamados.

2) A forma mais grave de infecção é a transmissão transplacentária (a mãe transmite a doença para seu bebê durante a gravidez). Nesta forma de infecção, podem ocorrer malformações fetais e aborto.

Com tratamento adequado, a toxoplasmose pode ter cura, mas, infelizmente, ainda não é possível recuperar a visão perdida devida à cicatriz da toxoplasmose. Importante destacar que, mesmo após o tratamento adequado, alguns pacientes podem apresentar o reaparecimento da doença, normalmente associada a imunodepressão.

A maior probabilidade de reativação da toxoplasmose é em pessoas com imunossupressões graves como na AIDS . No caso específico de pessoas com AIDS, a forma mais frequente de reativação da toxoplasmose é no cérebro – neurotoxoplasmose.

Lave bem as facas e tábuas de cortar a carne com água e sabão depois de as utilizar; Lave bem ou descasque a fruta e vegetais antes de os comer; Use luvas ao jardinar e lave as mãos quando terminar; Evite o contacto com gatos, sobretudo com as fezes dos gatos pois eles são responsáveis pela transmissão da doença.

A pessoa que teve contato prévio com a toxoplasmose não volta a se reinfectar por nova infecção. Mas uma vez infectado o parasita fica inativo no organismo e em caso de baixa da imunidade pode vir a reativar. Pode haver reativação especialmente nos indivíduos não tratados na infecção aguda.

Evite deixar os sucos de carne crua, aves ou peixe tocar alimentos cozidos ou alimentos que serão comidos crus. Lave cuidadosamente todas as frutas e legumes frescos. Evite receitas que incluam ovos crus.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) garantiu o direito de uma mulher, residente do município de Vale Real (RS) e atualmente com 18 anos de idade, que sofre de toxoplasmose e de cegueira em ambos os olhos de receber o benefício assistencial de prestação continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social ...