Tem como dormir e não sonhar?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

De acordo com especialistas, essa “ausência de sonho” ocorre durante a parte do sono que acontece entre os episódios de sonhos ou quando nossa experiência consciente é temporariamente desligada no sono profundo.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Uma pessoa que perdeu toda sua capacidade de sonhar é um ser que não tem metas ou objetivos para alcançar. Isto é, terá sérios problemas para encontrar motivos para seguir adiante, pois nossos desejos e a vontade para realizá-los são um motor muito potente que nos dá o foco e a força para seguir em frente.

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

Sim, dizem os especialistas: é possível tomar a rédea de um sonho e determinar seu enredo, seus cenários, até as pessoas que nele aparecerão. Basta que você tenha o que se convencionou chamar de sonho lúcido. Esse conceito não é novo, foi criado pelo holandês Frederik van Eeden há quase 100 anos.

5 dicas para se desligar e atingir o sono profundo

  1. 1 – Relaxe os músculos. Uma ótima maneira de relaxar os músculos é deixar as preocupações com o futuro, tirar a atenção do passado e focar no presente. ...
  2. 2 – Controle a respiração. ...
  3. 3 – Distraia a mente. ...
  4. 4 – Adeque o ambiente. ...
  5. 5 – Termine os afazeres do dia.

Assim, acordar às 3 da manhã é uma evidência de que os espíritos estão se comunicando de forma intensa com você, a ponto de esse processo quase tomar conta da sua mente consciente e te despertar. É, portanto, um acontecimento natural, que se manifesta em ocasiões de intensa atividade espiritual. Aproveite!

Se não dormimos o suficiente, nossos cérebros não têm o tempo adequado para eliminar toxinas, o que poderia ter o efeito de acelerar doenças degenerativas do cérebro como Parkinson e Alzheimer.

Tente perceber se está sonhando acordado.
Tente criar o hábito durante uma das ações a seguir: ao ler um pedaço de papel, ao pensar se você está sonhando, ao tentar mexer objetos ou ao ler as horas. Quando o hábito ocorre durante um sonho e não “normalmente”, é sinal de que a pessoa está realmente sonhando.

O truque é colocar um alarme para tocar mais cedo que o habitual. Isso porque os sonhos vão se tornando mais frequentes ao longo da noite. É preciso acordar e logo em seguida voltar a dormir, mas não sem antes reiterar a intenção de estar consciente durante o sono.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

Segundo os cientistas, ter sonhos repetitivos é um sinal de que o inconsciente está nos alertando para evitar uma situação. Quando algo está errado conosco, o inconsciente nos alerta por meio dos sonhos. Se a gente não presta atenção ou não entende o seu recado, ele nos enviará mais sonhos, retratando a mesma mensagem.

Como escolher seus sonhos

  1. Invente um símbolo onírico. ...
  2. Ainda acordado, mentalize a ideia de ter um sonho lúcido. ...
  3. Vá dormir, sem se fixar demais na obrigação do sonho lúcido. ...
  4. Uma hora, você estará sonhando, verá o objeto, e o sonho vai se transformar em lúcido.

Desistir de um sonho pode ser um ato de liberdade, de deixar o fluxo da vida seguir seu caminho. Nossa vida é sempre pautada por escolhas, e o impacto da pressão sobre o ato de desistir pode provocar inúmeras sensações de impotência, frustração, punição e até mesmo desordens mentais como mentira compulsiva.

Não é preciso evitar os sonhos e é interessante poder se lembrar deles. Entendo que isso pode ser angustiante, pois por vezes os sonhos podem não ser agradáveis. Caso você sinta que precisa de ajuda para lidar e compreender melhor isso, pode ser interessante fazer uma psicoterapia.

Quando nossos sonhos acabam, fica um vazio imenso, uma vontade de desistir de tudo! É um período difícil em que os dias, horas, e até os segundos são longos. Não conseguimos progredir, falta vontade e motivação. Nos fechamos para tudo e para todos.