Tem como desfazer uma laqueadura pelo SUS?

Perguntado por: sbrites . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O Sistema Único de Saúde (SUS) não faz reversão. Nesse caso, é possível fazer uma inseminação artificial.

A taxa de reversão espontânea da laqueadura é de 0,5% a 1% – aqui no Brasil, estima-se que de uma a cada duzentas mulheres laqueadas acabem engravidando. Também é possível realizar uma cirurgia de reversão da laqueadura em mulheres que se arrependeram do procedimento.

Só não é possível reverter quando a mulher retirou as trompas, método conhecido como salpingectomia. A laqueadura só é permitida por lei em mulheres com mais de 25 anos ou que tenham, no mínimo, dois filhos vivos.

O método de fertilização in vitro é o mais indicado para mulheres que fizeram laqueadura e querem engravidar, uma vez que não a fecundação não passa pelas trompas. Os óvulos são retirados diretamente dos ovários e fecundados em laboratório. Depois disso, os embriões são introduzidos diretamente no útero da mulher.

Inclusive normalmente o tratamento para engravidar novamente após laqueadura é justamente a Fertilização in Vitro. Marque uma consulta com um especialista para avaliar o seu caso.

A recuperação da fertilidade só será confirmada 30 dias após a operação, quando tiver ocorrido o ciclo menstrual completo. Apesar das chances de gravidez reduzirem até 20% após a reversão da laqueadura, as pacientes que passam pelo procedimento podem conseguir engravidar dentro do período de 12 meses.

Indicações da histerossalpingografia
A histerossalpingografia também pode ser usada para averiguar o sucesso de alguns procedimentos cirúrgicos, como a laqueadura tubária e também a cirurgia que promove sua reversão por meio do religamento das tubas.

Não é 100% garantido que a cirurgia não vá desamarrar ou, no caso de cortar as trompas, elas podem regenerar2. Caso você faça laqueadura muito nova, a cirurgia tem risco de dar errado.

"A laqueadura é considerada um método bastante efetivo, definitivo, mas existe uma chance de falha de 5 em cada 1.000 mulheres, bem raro".

Há dois tipos de laqueadura: abdominal e vaginal. As ligaduras de trompas feitas por via abdominal são representadas pela minilaparotomia e a videolaparoscopia. A minilaparotomia é feita com um pequeno corte acima do púbis. Já a videolaparoscopia é realizada por meio da introdução de uma minicâmera de vídeo no abdômen.

Segundo a Resolução nº 1.974/11, do Conselho Federal de Medicina (CFM), é proibido que as clínicas divulguem os preços da fertilização in vitro e de outros procedimentos médicos, porém, a clínica Genics estima seu preço entre R$ 15 mil e R$ 20 mil.

18 sintomas de gravidez após laqueadura

  • Menstruação atrasada;
  • Cólicas;
  • Seios inchados e sensíveis;
  • Fadiga;
  • Náusea;
  • Aumento da frequência urinária.

O óvulo é fertilizado no interior da tuba e depois transportado para a cavidade uterina com a ajuda da motilidade tubária. Após a cirurgia de laqueadura, as tubas uterinas já não cumprem mais suas funções na fertilidade da mulher, interrompendo as chances de gravidez — é sobre isso que vamos falar neste post.

A ligadura das trompas é realizada por meio de diferentes métodos cirúrgicos que consistem em cortar as tubas uterinas e amarrar suas extremidades. O procedimento pode ser feito por via abdominal ou vaginal. Na laqueadura por via abdominal, são utilizadas duas técnicas: laparotomia e videolaparoscopia.

A maioria das pacientes que realizam a reversão de laqueadura engravidam em um período de 6 a 12 meses.