Tem como Desengasgar sozinho?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Ficar na posição de 4 apoios, com os joelhos e mãos no chão; Tirar o apoio dos dois braços ao mesmo tempo, esticando-os para a frente; Deixar o tronco cair em direção ao chão de forma rápida, para empurrar o ar para fora dos pulmões.

Muitas pessoas já passaram pela péssima experiência de se engasgar com algum alimento ou até mesmo com a própria saliva. Entretanto, quando este movimento é repetido diversas vezes significa que um quadro de disfagia pode ter sido estabelecido e precisa de tratamento.

Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.

Quando se preocupar
Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.

No geral, o incômodo passa em questão de segundos e depois tudo volta ao normal. Passar por isso vez ou outra não é algo preocupante e pode ser um problema causado pela falta de mastigação ou pela ingestão de ar.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich. Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica).

Manobra de Heimlich
Ao abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, posicione uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra mão pressione a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa. Continue o movimento até que a pessoa desobstrua as vias.

O movimento dos braços influencia o movimento do pescoço e tronco da criança. O que, por sua vez, pode fazer o alimento que está provocando o engasgo se deslocar e bloquear as vias aéreas.

Além do refluxo esofágico, o engasgo noturno pode estar relacionado, também, com a apneia obstrutiva do sono. Isso pode ocorrer porque, com o relaxamento dos músculos da garganta (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar pode ser estreitado entre as paredes da faringe e a língua.

Engasgo por alimento
Corte os alimentos em pedaços pequenos ao oferecer à criança; Não ofereça alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes; Ensine a criança a mastigar; Ensine a criança a comer sentada e com a boca fechada, isso evita que ela tente falar e comer ao mesmo tempo.

Abstract: Introdução: A disfagia psicogênica resulta de alterações emocionais e psíquicas, com queixas frequentes de dificuldade para engolir. Na literatura raramente é descrita a atuação fonoaudiológica no tratamento de distúrbios da deglutição de etiologia psicológica.

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

Evite oferecer alimentos redondos e duros para as crianças
De preferência, evite oferecer para as crianças menores comidas como uvas, tomate cereja, ovo de codorna, cenoura crua cortada em rodelas, salsicha, pipoca, balas, chicletes, amendoim e castanhas.

- Abra a boca da vítima e se tiver algum objeto, retire; - Efetue 04 ou 05 tapotagens nas costas; - Caso a vítima continue engasgada, agarre-a por trás e com os punhos cerrados no estômago, faça 05 compressões abdominais; - Caso a vítima seja gestante ou obesa, faça as compressões no esterno (osso localizado no peito).

Resíduos de comida presos nos pulmões podem causar pneumonia ou bronquite, chiado no peito ou fazer com que o órgão murche. Uma infecção leva dias para aparecer, mas, se houver suspeitas, o médico deve examinar a pessoa ou pedir alguma radiografia ou exame mais complexo.