Tem como dar calote no empréstimo consignado?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Dar calote em um empréstimo consignado é uma atitude que pode trazer graves consequências para o contratante. Além de perder o acesso a novos empréstimos, ele pode ter o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Para isso, basta ir a sua agência ou contatar a empresa pelos canais de atendimentos oficiais. Em muitos casos, é possível fazer a solicitação de renegociação de forma totalmente online, além de realizar as simulações das novas condições de empréstimo. Na internet, há sites que ajudam a renegociar dívidas.

De autoria do deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG), o Projeto de Lei 2110/07 determina que, em caso de gravidez ou de doença grave e incapacitante, os trabalhadores possam suspender o desconto em folha de pagamento dos empréstimos consignados.

8 bancos que compram dívidas do empréstimo consignado

  1. Banco Banrisul. O Banco Banrisul oferece o serviço de portabilidade de crédito, sem custos e sem incidência de IOF. ...
  2. Banco Bradesco. ...
  3. Banco Itaú ...
  4. Banco Safra. ...
  5. Banco Santander. ...
  6. Banco Cetelem.

Quando o colaborador contrata crédito consignado e pede demissão antes de concluir o pagamento do empréstimo, as parcelas podem ser descontadas de até 35% das verbas rescisórias - como saldo de salário, aviso-prévio e férias vencidas - para diminuir a dívida, conforme o artigo 1°, parágrafo 1°, da Lei 10.820/2003.

Segundo a Constituição Federal brasileira, não pagar dívida de banco não dá cadeia. A exceção vai para o descumprimento de pensão alimentícia. Assim, qualquer outro tipo de dívida com um banco, seja em relação a cartão de crédito, financiamentos ou cheque especial, não há possibilidade de o devedor ser preso.

E o que isso significa? Significa que bancos e instituições financeiras precisam promover a cobrança de uma dívida não paga em até cinco anos, sob pena de perderem o direito de cobrá-las judicialmente, porém nada impede que o Banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo.

Uma das soluções mais viáveis para a situação de não conseguir pagar um empréstimo é a busca por um acordo com a instituição financeira. Realizar um acordo com o banco significa buscar novas condições, que sejam favoráveis ao devedor e a instituição, e que façam sentido com a realidade financeira do cidadão.

É possível diminuir os juros do empréstimo consignado de várias maneiras, como refinanciando o contrato ou por meio da portabilidade. O refinanciamento de empréstimo é quando a mesma instituição de crédito em que você fez a contratação reduz os juros e gera um novo contrato com outras condições.

Para fazer a solicitação, você deve entrar em contato com o banco e solicitar a quitação antecipada do empréstimo consignado. Considerando o prazo final para pagamento das parcelas e o número de parcelas adiantadas, o banco então aplicará o desconto por antecipação.

Para que a revisão de financiamento aconteça, o contratante precisa recorrer à Justiça Comum ou até mesmo ao Procon, órgão que garante o direito do consumidor no Brasil. O advogado contratado vai fazer todo o processo para que a ação revisional seja avaliada.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

E justamente por ser uma conta salário, não é permitido descontar nenhum valor. Isso porque o salário é protegido pela legislação, mais especificamente no Artigo 833 da Lei nº 13.105. Ele é considerado impenhorável e, portanto, o banco não pode se apropriar de valores oriundos de uma conta salário.

96

Prazo máximo do consignado SIAPE
O prazo máximo para pagamento do crédito consignado para servidores públicos federais é de 96 parcelas, o equivalente a 8 anos.

Sim. Se o colaborador pede demissão ou é demitido antes de pagar todas as parcelas do empréstimo, pode-se descontar até 30% das verbas rescisórias. O banco pode descontar da sua rescisão o valor equivalente a até 30% do que você tiver direito a receber, mas isso ocorre apenas se for previsto em contrato.

Após concluir a contratação do consignado, o contratante já pode realizar a venda da dívida, se for de seu interesse. Para isso você deve buscar outra instituição financeira que faça esse tipo de negociação. Ao comprar a dívida, a nova instituição financeira pode refinanciar o novo contrato gerado na troca de bancos.

Banco pode tirar dinheiro da conta corrente para pagar dívida? A única maneira de debitar o valor de dívidas diretamente da conta de um cliente de um banco, seja por estar devendo o cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo, é se a pessoa fizer uma autorização por escrito.

O que acontece com o meu empréstimo em caso de demissão? Para começar, é preciso ter em mente que ao ser demitido da empresa, a sua folha de pagamento será automaticamente desligada também, faz parte do processo, porém a dívida do empréstimo permanecerá ativa e precisa ser quitada.

Aposentados e pensionistas do INSS; Servidores públicos ativos ou inativos; Empregados públicos; Militares e pensionistas ativos e inativos.

É comum que a cobrança relativa a um empréstimo, cartão de crédito em aberto, mensalidades da escola ou da faculdade, dívidas bancárias e outras seja objeto de processos na justiça. Desde que haja uma obrigação de pagamento não cumprida, os credores podem optar pelo meio judicial de cobrança.