Tem como dar banho de prata em bijuterias?

Perguntado por: avieira6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

O banho de prata em bijuterias pode ser aplicado de diversos modelos, como anéis, correntes, colares, pingentes, braceletes, pulseiras, brincos, ou qualquer outra peça que se tenha o interesse em atribuir mais beleza através do brilho da prata.

A recomendação é retirar 10% e repor o ouro e componentes, assim a qualidade da camada será sempre boa e o banho irá durar muito tempo. Isto vale também para todos os banhos, cobre, níquel e outros. Portanto se você vai banhar um lote de peças verifique antes de começar se tem insumos para manutenção.

O banho de prata técnica é a solução ideal para aplicações técnicas, o revestimento acontece através da aplicação por meio de eletrodeposição. É utilizado principalmente para reduzir o atrito de anéis metálicos, arruelas ou outras peças de aço inoxidável, ligas resistentes à corrosão, ligas Inconel 718 e Incoloy 925.

Encha o recipiente com 1 litro de água, 3 colheres de sopa de sal e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio; Coloque um pedaço pequeno de papel alumínio dentro da água; Acrescente também seus objetos de prata; Deixe de molho por alguns minutos e em seguida retire-os, lave em água corrente e seque bem.

Se a sua bijuteria for dourada, a solução é apostar no limão e bicarbonato de sódio. Misture bem 1 colher de chá de bicarbonato com o suco de meio limão em uma panela e coloque as bijuterias de molho. Deixe ferver por cerca de 2 minutos.

Se for banhar peças de latão, por exemplo, a sequência operacional padrão é: desengraxante universal, ativação, cobre alcalino, cobre ácido, níquel e ouro; sendo que pode ser usado um banho de ouro para aplicação de uma fina camada, conhecida como flash (ou simplesmente dourado), ou três camadas de ouro (pré-ouro, ouro ...

O banho de ouro em corrente pode ser aplicado também sobre diversos outros tipos de modelos, sendo possível a sua aplicação sobre pingentes, brincos, pulseiras, colares, anéis, alianças, entre diversos tipos de bijuterias.

3 a 4 milésimos: banho com média durabilidade; 5 a 7 milésimos: banho com boa durabilidade; 8 a 10 milésimos: banho com ótima durabilidade; 11 a 15 milésimos: banho com excelente durabilidade.

Ouro. Junto com o banho de prata, o banho de ouro é o mais conhecido quando falamos em tipos de banho em semijoias. A aplicação de ouro pode ser feita nas mais variadas quantidades, sendo a resistência à corrosão influenciada por essa quantidade de ouro aplicada.

Durante o processo de banho, várias camadas de metais nobres e revestimento químico são sobrepostas. Isso faz com que o molde inicial (em latão) se transforme em semijoia.

Nada de molhar
Evitar o contato com água, cremes e perfumes faz com que suas peças durem por mais tempo. “A umidade é a grande vilã da história”, ressalta. No caso de perfumes e cremes, é recomendado que você passe antes, espere secar e depois coloque as bijuterias.

A Policromo conta com mais de 20 anos de atuação em tratamentos de superfície de metais, como ouro, prata, cromo, entre outros, efetuados por uma equipe de especialistas de longa experiência.

Como limpar bijuterias de prata que escureceram
Cubra as peças com bicarbonato de sódio e adicione uma pitadinha de sal para que a reação química aconteça de forma mais rápida. Adicione água fervente sobre as peças e feche o papel-alumínio como se fosse uma trouxinha.

Misture um litro de água morna com duas colheres de sopa de vinagre, duas de detergente e duas do famoso bicarbonato. Coloque suas peças na misturinha por 5 minutos e use uma escova de dentes para limpar bem. Não se esqueça de secá-las antes de guardar!

O aço 316L não escurece ou muda de cor com o tempo, além disso, tem menos risco de a pessoa ter alergias. Isso acontece por causa da composição do aço, que mesmo ao entrar em contato com a água, produtos químicos ou até mesmo o oxigênio, mantém o brilho natural.

Como já mencionamos anteriormente, sim, você pode! Afinal, misturar acessórios em prata e ouro é sempre uma opção de mix atemporal. Os acessórios são feitos para serem combinados, e isso inclui metais preciosos como ouro e prata Ou, ainda, as bijouterias com banho nesses tons.

Cabelo: Loiras e Morenas
Por isso, pensar na cor do cabelo também é primordial. Aqui, a regra segue bem similar à do tom de pele. Como o cabelo loiro tende a ser mais quente, ele também orna melhor com o dourado; ao passo em que o escuro, por ser frio, combina com a prata muito bem.

Uma dúvida muito comum quando o assunto é mix de acessórios metalizados é se os tons de prata e dourado combinam quando usados juntos. A nossa resposta é SIM! Foi-se o tempo em que a junção de prata e dourado não era muito usada ou até mal vista dentro do look. Hoje não existe mais isso!

Conservar bijuterias
Até mesmo o uso pode deixá-las com a superfície riscada ou enegrecida. Para evitar o problema, basta passar uma camada de base se unha sobre e peça e deixar que seque. Isso vai formar uma película protetora da bijuteria, além de deixá-la mais brilhante.

Um bom banho de prata pode ser realizado com a adição de diversas camadas, conforme a necessidade de cada cliente. Dessa forma, quanto mais camadas desse banho, mais refinado será a qualidade do brilho e o acabamento.

Muitas pessoas se perguntam se é possível fazer banho de ouro em corrente de prata e a resposta não tão óbvia assim é que: sim, é possível.