Tem como dar baixa no MEI devendo?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Pode cancelar o MEI com débitos? Sim. É possível cancelar MEI mesmo com débitos dos impostos, contudo, caso não regularize a sua situação, arcando com o pagamento dos valores em aberto, a dívida continuará ativa no seu CPF, que será inscrito na Dívida Ativa da União.

Assim, para dar início ao processo, procure pela opção “Solicitar baixa”, informando seu código de acesso do simples nacional. Na sequência, você terá acesso ao formulário de baixa, e então é preciso preenchê-lo e, após o processamento do pedido, já poderá emitir sua certidão de baixa do MEI.

Como consultar dívida MEI?

  1. Acesse o Serasa Limpa Nome.
  2. Informe seu CPF e clique em “Consultar”.
  3. Digite sua senha. Caso ainda não tenha cadastro na Serasa, pode fazer gratuitamente e na hora.
  4. Caso tenha uma empresa atrelada ao seu CPF, aparecerão acordos para a dívida no MEI.

clicar no botão “Solicitar baixa”; digitar o número do CNPJ e a senha de acesso à conta gov.br, ou criar uma, caso ainda não tenha; marcar a opção “declaração de baixa” após conferir os dados da empresa; clicar em continuar, emitir e guardar o comprovante da situação cadastral de baixa.

Além disso, os valores não pagos poderão ser incluídos na dívida ativa da união, dos estados e/ou dos municípios - o que pode levar à cobrança judicial da dívida. O CNPJ da empresa e o CPF do proprietário são incluídos nos cadastros restritivos.

Após a quitação da primeira, as parcelas seguintes ficam disponíveis para impressão a partir do dia 10 dos meses seguintes. Elas devem ser pagas até o último dia útil de cada mês, e podem ser colocadas em débito automático. O parcelamento poderá cancelado no caso de não quitação de três parcelas (seguidas ou não).

Essa é a primeira pergunta que o empresário faz quando está nessa situação. E a resposta é sim, você pode!

Quanto tempo demora para cancelar o MEI? Se você estiver com tudo em dia e não acontecer nenhuma complicação durante o processo nos sites do governo, Empresas & Negócios e Simples Nacional, a baixa sai no mesmo dia.

Após um tempo de inaptidão sem tentativa de regularização, o CNPJ da sua empresa pode ser baixado. Dessa forma, você perderá todos os direitos de operar, o que pode ser péssimo dependendo do nível em que sua empresa se encontra.

Para realizar o desenquadramento do MEI de forma retroativa, é necessário comunicar a Receita Federal através do Portal do Simples Nacional e então seguir com o registro da empresa nos órgãos competentes, já com a nova formatação jurídica e tributária.

Baixada: quando a situação cadastral está baixada, quer dizer que o CNPJ foi proativamente descontinuado, seja por pedido do próprio dono da companhia ou pela Receita Federal quando já se passaram 5 anos seguidos sem a entrega das obrigações fiscais. A situação não pode ser revertida.

Como regularizar o MEI atrasado? Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente. O valor pode ser parcelado e, a partir do pagamento e processamento da dívida, o CNPJ da empresa fica liberado corretamente.

O parcelamento será rescindido (cancelado), e os débitos serão enviados para inscrição em Dívida Ativa da União, quando faltar pagamento: de 3 (três) parcelas, seguidas ou não; ou. última parcela, estando todas as demais pagas.

O simples atraso no pagamento do DAS implica em multas e juros proporcionais ao tempo de inadimplência. Caso a dívida persista e você não tomar nenhuma atitude em relação a isso, seu CNPJ pode ser desenquadrado do regime Simples Nacional por meio de um Ato Declaratório Executivo (ADE).

Formas do MEI receber o Auxílio Brasil
Além de movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, os saques podem ser feitos com o cartão do benefício, em agências da Caixa Econômica Federal, unidades de lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, entre outros.

Na hipótese da empresa ré ou executada ser extinta e baixada perante a Receita Federal, os seus sócios se responsabilizam pelos débitos existentes.