Tem como curar catarata naturalmente?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O único tratamento totalmente eficaz na cura da catarata é a cirurgia. Através dela, o cristalino é substituído por uma lente intraocular (LIO) artificial.

Como você pode prevenir a catarata

  1. Diminua seus vícios.
  2. Mantenha o diabetes controlado.
  3. Proteja seus olhos do sol.
  4. Faça consultas oftalmológicas regularmente.

Se não tratada com cirurgia, a catarata pode levar a perdas visuais importantes e até à cegueira. Se você acha que pode estar com a doença, marque sua avaliação. Após atingir estágios avançados a catarata pode levar a cegueira em poucos meses.

Alguns fatores contribuem para o aparecimento ou a piora da catarata, entre eles a obesidade, o diabetes, a hipertensão arterial, a arteriosclerose, distúrbios das glândulas endócrinas, o uso de medicamentos com cortisona, tabagismo e enfisema pulmonar.

Doença de não enxergar de perto que pode ser, muitas vezes, atribuída aos idosos, mas que nem sempre surge na terceira idade, a catarata tem como primeiro sinal a dificuldade de enxergar de perto. Conforme o cristalino perde sua transparência, a dificuldade aparece e vai aumentando gradualmente.

Por conta da nebulosidade no cristalino, o indivíduo com catarata sente dificuldade de enxergar com nitidez. Inicialmente, a pessoa vê como se fosse uma lente de óculos embaçada ou uma névoa na frente dos olhos.

Afinal, qual o preço da cirurgia de catarata em 2022? O preço da cirurgia de catarata pode variar entre 3 e 15 mil reais por olho.

Geralmente, classificamos a doença em grau 1 ao 4. Quanto maior o grau, pior a visão do paciente e mais dura é a catarata, o que pode aumentar a dificuldade da cirurgia.

A catarata é uma alteração na lente do olho que causa a opacificação do cristalino. Ela surge nos pacientes por volta dos 60 anos, no entanto, alguns medicamentos podem acelerar esse processo.

Os sintomas incluem a perda visual ou visão embaçada, que costuma surgir em 4 a 6 semanas após a cirurgia, além da diminuição da percepção de cores e contrastes e a chamada metamorfopsia (distorção de linhas retas), como pode ser vista na imagem ao lado.

Há quem fique cego após a Cirurgia de Catarata? O risco de se ficar cego após um procedimento como este é praticamente nulo.

Os pesquisadores descobriram que a cirurgia de catarata estava associada a um risco reduzido de morte de 60% por todas as causas; e 37% a 69% reduziram o risco de morte devido a doenças pulmonares, acidentais, infecciosas, neurológicas e vasculares e câncer”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, ...

Suco de cenoura é uma ótima opção para a visão
Outro ponto positivo da cenoura é que sua junção com outros alimentos geram sucos maravilhosos. Aliás, a laranja é uma companheira presente no preparo de sucos de cenoura. Ainda mais, que fornece vitamina C que auxilia na prevenção de catarata.

A regra é simples: a partir do momento em que a condição começa a atrapalhar e a gerar problemas de segurança e bem-estar, é hora de operar. Com isso, caso a catarata já esteja gerando dificuldade para dirigir, ler ou mesmo para andar pela casa à noite, o procedimento deve ser feito quanto antes.

Depois da cirurgia de catarata, ainda é necessário utilizar algum tipo de óculos? Pode ser necessário o uso de óculos caso sobre algum grau residual que o paciente tinha antes ou dependendo da lente intraocular implantada.

Na recuperação da cirurgia de catarata, o tempo de recuperação e repouso mais comum é de 15 a 30 dias.

Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez. No início do problema, a pessoa vê como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos.

R: A Cirurgia de Catarata, quando realizada a laser, requer um tempo muito menor de recuperação. No mesmo dia após o procedimento, o paciente já pode voltar a atividades, como assistir TV e usar o celular.

O sintoma que a catarata causa é a baixa visão. Estes sintomas são comumente descritos como turvação, embaçamento e visão desbotada. Dores de cabeça não estão relacionadas a este diagnóstico e por isso devem ser investigados.

Ao menos que exista alguma contra-indicação, a cirurgia de catarata é realizada com anestesia local (regional). A anestesia local envolve o bloqueio de nervos que suprem uma determinada região do corpo. Ela envolve a infiltração da área ao redor do nervo com anestésico local.

A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, (ex. Diabetes Mellitus), oculares (ex.