Tem como curar a mudez?

Perguntado por: emota . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Apesar de poder ser percebido ainda na infância, o Mutismo Seletivo pode se estender pela adolescência e pela vida adulta sem ser de fato diagnosticado. Opções de tratamento existem e podem ser muito efetivos, principalmente quando abrangem acompanhamento profissional multidisciplinar e o apoio da família.

Não há cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica.
O óbito, em geral, ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico.

Falar diretamente com a pessoa, não de lado ou atrás dela. Quando falar com uma pessoa surda ou surda-muda, tente ficar num lugar iluminado e evite ficar contra a luz (de uma janela, por exemplo), pois isso dificulta a visão do rosto. Se souber alguma língua de sinais, tente usá-la.

Resposta. Com auxílios de especialistas creio que pode falar sim... Mas também depende, porque tem gente que já nasce assim e tem outras que ficam por alguma causa....

Apesar da expressão surdo-mudo ser equivocada, existem casos em que a pessoa com deficiência auditiva também sofre com mudez. O estudo que citamos acima comprovou que existe uma relação neural entre a audição e a fala. Além disso, existem outras situações em que um surdo também é mudo.

Sim, quem não é surdo é ouvinte. O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.

Mudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons. Mudinho: Diminutivo da palavra “mudo”, mas soa pejorativa, não acha? Surdo: Se refere à pessoa que não ouve ou ouve pouco. Surdo-Mudo: São duas deficiências distintas.

Force a voz gritando, cantando, sussurrando, tossindo, limpando a garganta ou participando de eventos esportivos ou shows de música barulhentos. Coma e beba alimentos que podem enfraquecer a voz (ácidos, salgados ou gordurosos, além de café ou álcool). Exponha-se ao calor, ao frio e a ambientes com muito ruído.

A cirurgia
O equipamento estimula os canais auditivos em crianças nascidas sem nervos específicos por meio de um estímulo elétrico capaz de prover sensações auditivas. Com a cirurgia, algumas crianças conseguem desenvolver a fala, como foi o caso de Leia. Nem sempre é possível restaurar completamente a audição.

A cirurgia é feita sob anestesia geral. A cirurgia é feita por via transoral, ou seja, introduz-se um tubo no interior da boca do paciente, até que este alcance a laringe, então a cirurgia é realizada com o auxílio de um microscópico cirúrgico. O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia.

O surdo-mudo foi apresentado a Jesus por algumas pessoas. Elas puderam presenciar um grande milagre: “Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva. E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: 'Éfata! ', que quer dizer “abre-te!”.

A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

As pessoas que apresentam essa deficiência geralmente se comunicam através de gestos, numa linguagem própria, feita através de sinais. Essa linguagem recebe a nomenclatura de Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS.

Libras é a linguagem responsável em estabelecer contato com surdos e mudos. A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é a forma usada para se comunicar com deficientes auditivos.

É possível voltar a ouvir em casos de surdez profunda, porém, as chances de conseguir escutar de forma clara e sem dificuldade são baixas, sendo que os casos de maior sucesso de recuperação de parte da audição são os de surdez leve ou moderada.