Tem como congelar mussarela?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Queijos como camembert, gorgonzola, brie, prato, mussarela, roquefort, parmesão, cheddar e gruyere podem ser congelados tranquilamente, porém é bom tomar todos os cuidados para que isso seja feito corretamente. Congelar em Pedaços: Corte o queijo em porções menores, assim você descongela o que precisa.

Para os queijos fatiados, coloque uma folha de papel manteiga entre as fatias e, depois, transfira-os para os saquinhos zip lock. Tente não misturar os tipos de queijo e armazene-os por um período de, no máximo, 6 meses.

Para armazenar frios, escolha a gaveta da geladeira ou as prateleiras mais altas do refrigerador. Como o nome já indica, os frios necessitam de refrigeração! Se for comprar presunto, mussarela e/ou salaminho fatiados, compre menos quantidade, pois esses se deterioram rapidamente, no máximo, 5 dias.

Queijos como camembert, gorgonzola, brie, prato, mussarela, roquefort, parmesão, cheddar e gruyere podem ser congelados tranquilamente, porém é bom tomar todos os cuidados para que isso seja feito corretamente.

Para descongelar, basta transferir o pote para a geladeira no dia anterior e, na hora de usar, deixar alguns minutos em temperatura ambiente. Obs.: Para facilitar o uso após o congelamento, o mais indicado é conservar o presunto inteiro ou ralado.

Muitas vezes, queijos e frios são vendidos em porções grandes, mas ao contrário do que as pessoas pensam, eles podem sim, ser congelados.

Guarde o queijo na geladeira por 24 a 48 horas.
Pacotes de queijos fatiados podem ficar por 24 horas, já peças maiores precisarão de 48 horas para descongelar por inteiro.

Se o queijo for fatiado, coloque uma folha de papel manteiga entre as fatias e, depois, transfira para os saquinhos zip lock. Tente não misturar os tipos de queijo e armazene-os por um período de, no máximo, 6 meses. Quando for descongelar, deixe-o na geladeira por pelo menos 24 horas antes de usá-lo.

você pode congelar e como congelá-los. Os queijos camembert, gorgonzola, brie, prato, mussarela, roquefort, parmesão, cheddar e gruyere. podem ser congelados.

Quando o quiser descongelar, retire o queijo do congelador e deixe-o durante 24 a 48 horas no frigorífico antes de o consumir. É normal que repare numa mudança na textura original do queijo, mas certamente continuará saboroso.

O presunto pode, sim, ser congelado: inteiro, em fatias, em cubinhos ou como quiser. Mas perderá muito em sabor e, em especial, na textura. Se o procedimento for necessário, prefira peças maiores, que sofrem menos com o descongelamento.

Na geladeira:

  1. Colocar o queijo em uma vasilha com tampa;
  2. Por uma película de plástico vedando o recipiente para evitar contato do ar;
  3. Fechar a vasilha com a tampa.

Verifique a sua aparência
Os queijos frescos, cremosos, ralados e fatiados com mofo na superfície dificilmente podem ser aproveitados, porque fungos e bactérias se espalham rapidamente dentro deles. Por isso, devem ser jogados fora.

120 dias

Em condições ótimas de fabricação, o prazo de validade do queijo mussarela pode chegar a 120 dias.

É importante manter o queijo protegeido em potes fechados, ou mesmo embrulhá-los em filme plástico, alumínio ou papel de seda. Coloque-os na gaveta de legumes, que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Nesta condição a maturação irá evoluir e continuar desenvolvendo sabor e aroma.

Todo alimento pode ser congelado, desde os embutidos, laticínios e até os frios, mas é preciso se manter atento ao realizar o processo de descongelamento. É indicado que os atacadistas busquem seguir as recomendações de congelamento e descongelamento dse frios.

Confira sempre a data de validade dos queijos. Apesar de alguns durarem até um ano quando fechados, depois de abertos devem ser embrulhados em filme plástico e guardados em geladeira para consumo em até 15 dias.