Tem como congelar carne de soja?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

* O tempo de preparo é de cerca de 30 minutos, mas você pode fazer uma quantidade maior e congelar, para ter à mão como se fosse um "curinga", auxiliando você na preparação de diversos pratos, de forma ainda mais rápida (use vasilhas plásticas bem tampadas para o congelamento, não enchendo-as demais, e conserve-as ...

Como conservar? A soja texturizada é mais fácil de conservar que o tofu ou tempeh. Sendo um produto seco, é menos perecível, pelo que depois de aberta a embalagem devemos apenas guardá-la bem fechada ao abrigo da luz. Também podemos optar por congelar a soja já cozinhada.

Qualquer leguminosa como feijão, grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, tremoços, favas, grãos de soja pode ser congelada.

Prazo de validade de 8 meses - Armazenado a temperatura ambiente e protegido contra pragas e umidade.

5. Soja. A “carne” de soja é um dos alimentos mais famosos na dieta vegana, já que ajuda a entender como substituir a carne ao diminuir a vontade pelo alimento. Produzida a partir do grão, ela é repleta de nutrientes e proteínas e possui baixa concentração de calorias.

Veja como hidratar proteína de soja:
É simples: basta cobrir a PTS com água quente e colocar o suco de ½ limão ou 1 colher (sopa) de vinagre. Deixe descansar por 30 minutos. Depois escorra a água, retirando o excesso. Depois de hidratada, é hora de focar no sabor.

Modo de preparo: Ponha a soja e o trigo em recipientes separados e cubra-os com água. Deixe de molho por 30 minutos.

Soja verde e soja preta
Ela pode ser consumido crua, após o processo de remolho, ou cozida, adquirindo uma textura mais macia e cremosa. Já a soja preta, apesar de ter nutrientes bastante semelhantes aos da soja amarela, é mais eficaz em relação à ação antioxidante.

A carne de soja, também chamada de proteína texturizada de soja (PTS), é o produto obtido do grão de soja através de processos industriais. Ela é usada para a produção de hambúrgueres vegetais, bolinhos, tortas, salsichas e outros produtos.

Mas por que temos que hidratar a proteína texturizada de soja? A etapa de hidratação é uma das principais e mais importantes etapas na preparação de pratos feitos com a PTS, pois só após uma boa hidratação é que a PTS ficará com uma textura ideal para o consumo e apta a absorver bem os temperos.

Em uma panela de pressão, coloque a soja com 1 litro de água, tampe e leve ao fogo. 2. Após iniciar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos, até que esteja macia.

Outra vantagem: um pacote de 500 gramas de proteína de soja granulada custa de R$ 2,50 a R$ 3,00 no máximo, e após a hidratação o rendimento dobra – 1 xícara de proteína seca rende 2 xícaras após a hidratação.

Tudo isso com muita vitaminas, proteínas e 100% vegetal. Experimente! Não consumir caso a embalagem esteja alterada, violada ou apresentando vazamentos. Não congelar.

3 vezes

Para aproveitar ao máximo os benefícios da proteína de soja, precisamos consumir a quantidade certa do alimento. De acordo com alguns estudos, é necessário a ingestão de, no mínimo, 25 gramas do produto ao dia. Além disso o ideal é consumir 3 vezes por semana, pois o excesso pode ter efeitos negativos.

Em outras palavras, a soja pode proteger contra a esteatose hepática associada à obesidade. Além disso, os pesquisadores descobriram que a proteína de soja ajuda a corrigir o caminho da gordura no fígado.

O primeiro colocado no ranking foi o Futuro Burger 2030, da Fazenda Futuro (água, preparado proteico [proteína texturizada de soja, proteína isolada de soja e proteína de ervilha], gordura de coco, óleo de canola, aroma natural, estabilizante metilcelulose, sal, beterraba em pó e corante carvão vegetal.

“A soja de fato possui muitos benefícios, mas as crianças devem consumi-la com muita moderação, já que o excesso deste alimento pode prejudicar o crescimento e proporcionar alterações hormonais. A soja possui fitoestrógeno, que é uma substância vegetal parecida com o estrógeno, o hormônio feminino.

100 g de soja fornece mais de 30g de proteínas, quase a mesma quantidade que encontramos em 1 filé pequeno de carne bovina.

Segundo Reis, em comparação com as fontes de proteína vegetal, a carne vermelha é melhor aproveitada pelo organismo. “Soja, ervilha ou qualquer outra fonte proteica vegetal são menos aproveitadas pelo organismo apesar de serem fontes altas de proteína.

Em uma panela, despeje a água e deixe ferver, depois adicionar o vinagre e a proteína de soja e deixe cozinhar por 5 minutos. Despeje em um escorredor ou peneire e lave em água corrente e deixe escorrer por 3 minutos, esse passo é o que tira o gosto amargo da soja.